Curso de Administração do Campus de Naviraí realiza aula de campo em São Paulo

Postado por: Paulo Vinicius Furlan

Entre os dias 16 a 20 de outubro de 2019, acadêmicos do Curso de Administração do Campus de Naviraí viajaram para São Paulo e Santos para realizar aula de campo.

A aula de campo iniciou no dia 17 com visita à BMF&BOVESPA, onde conheceram o prédio em que funcionava o pregão presencial e puderam assistir uma palestra com o Sr. Carlos Alberto que falou sobre as diferentes oportunidades de investimento. No centro de São Paulo, os acadêmicos também visitaram museus e prédios históricos, tais como o Pateo do Collegio, marco zero de São Paulo, Mosteiro de São Bento e Solar da Marquesa de Santos, além de conhecerem outros prédios históricos. De acordo com o coordenador do curso, prof. Marco Antonio Costa da Silva, “a formação cultural dos acadêmicos está prevista no PPC do curso de administração e atividades como esta contribuem para a ampliação do capital cultural dos discentes”.

No dia seguinte, os acadêmicos visitaram a incubadora de empresas de base tecnológica de São Paulo. O CIETEC (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) fica localizado no IPEN (Instituto de Pesquisa em Energia Nuclear) dentro da cidade universitária da USP.  Além de participar uma palestra com Sr. Oscar Enrique Nunes, responsável pelos negócios internacionais da incubadora, os acadêmicos também visitaram e conheceram empresas que estão incubadas no CIETEC.

No período da tarde, o grupo participou de uma visita ao Porto de Santos, onde assistiu uma palestra com o Sr. Abelardo, técnico portuário da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) que recentemente mudou sua marca para Santos Port Authority. Nesta apresentação, os acadêmicos puderam conhecer e compreender todo o funcionamento do porto de Santos, o maior porto da América Latina. O Sr. Abelardo ressaltou a importância do porto de Santos para a escoação dos produtos do Mato Grosso do Sul. Chamou muita atenção dos acadêmicos a função do prático, responsável pela manobra de navios no porto, seja pelos altos salários que podem receber, seja pela responsabilidade que assumem ao exercer tal função.

Ainda na sexta-feira, o grupo adentrou o Porto de Santos numa embarcação (escuna), conhecendo os terminais e as principais operações realizadas, tendo observado, por exemplo, um Portêiner em operação, um rebocador auxiliando um navio, a balsa atravessando o canal, entre outras questões que tinham sido discutidas e apresentadas na palestra. Esta atividade foi marcante para os acadêmicos, pois puderam compreender melhor o funcionamento das atividades portuárias.

A aula de campo, de acordo com a professora Jaiane Aparecida Pereira, que também acompanhou o grupo, “muda a visão de mundo dos acadêmicos, contribuindo para o processo formativo”. Ela que trabalha com logística pôde apresentar e discutir com os acadêmicos o funcionamento de um importante modal de transporte, que é o marítimo. 

No sábado, os acadêmicos conheceram os prédios históricos como Estação da Luz e Mercado Municipal, além de conhecerem o centro comercial de São Paulo e as empresas da avenida paulista, incluindo uma visita à Livraria Cultura no Conjunto Nacional. As visitas aos centros comerciais são fundamentais para a formação dos estudantes de Administração, pois conforme a professora Sibelly, uma das idealizadores da aula de campo, “o comércio e os serviços são responsáveis por grande parte do PIB de Naviraí, então esse é um dos focos de formação dos acadêmicos do curso de administração”.

Por fim, vale ressaltar o aspecto positivo enfatizado pela acadêmica Alessandra Peres Sedano: “Uma aula de campo como essa que realizamos não somente enriquece a nossa formação teórico-prática, mas pode modificar as nossas escolhas e transformar as nossas vidas”. 
 

Texto de: Professora Sibelly Resch