Câmpus de Naviraí realiza atividades da Campanha Eu Respeito! de Junho com o tema “Inclusão”

No dia 07/06 recebemos os representantes da Secretaria de Ações Afirmativas (SEAFI), Isaura Regina Castelo Branco e Izadir Francisco de Oliveira, para o II Seminário sobre Diferenças de Raça e Etnia da UFMS. Com início às 8 horas no Anfiteatro do CPNV, o seminário discutiu “a garantia de direitos para o povo negro” refletindo principalmente sobre o sistema de bancas de verificação de autodeclaração iniciado no último processo seletivo de ingresso nos cursos de graduação da UFMS. Além disso, abordou a condição história que levou à organização do movimento negro e sua atuação frente à política no combate ao preconceito presente em nossa sociedade. Com interação entre os palestrantes e os servidores presentes, ressaltou-se pontos importante que a universidade precisa preocupar-se para assegurar a o acesso ao ensino superior e o respeito às pessoas negras.

Já na última segunda-feira (11/06) às 20:40, no saguão do Câmpus de Naviraí realizou-se mais umas das atividades previstas para a campanha Eu Respeito!. As acadêmicas Mayra Prachedes e Rayanne dos Santos do curso de Ciências Sociais iniciaram com alguns clipes para reflexão e posteriormente apresentaram o “Informativo Sabotagem”, um produto organizado e editado por discentes do câmpus que propõem um espaço onde os alunos(as) possam expressar suas opiniões sobre diversos assuntos. O Informativo está em sua terceira edição, que foi lançada na ocasião, e tem tratado principalmente sobre diversidade étnico-racial, gênero e subalternidade.

Continuamos com nossas ações por uma UFMS de todos e todas!

Texto de Felipe Silva Vedovoto