Histórico do Campus de Naviraí – CPNV

O Câmpus de Naviraí surge com o processo de expansão do Ensino Superior, meta do Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) estabelecida pela UFMS. Para tanto, houve a parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Naviraí, sendo a última responsável pela doação do terreno para construção das instalações do Câmpus.

Sendo o município de Naviraí a cidade polo da região do Conesul, a presença do Câmpus de Naviraí da UFMS propicia desenvolvimento intelectual e cultural também à população das cidades circunvizinhas. Tal implantação considerou uma sondagem na região que detectou a necessidade de formação de professores para atuar na Educação Básica, sendo, portanto, implantado o curso de Pedagogia, voltado para a atuação na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, e Ciências Sociais para atuar no Ensino Médio.

Em janeiro de 2009 foi nomeado um diretor pró-tempore, sendo o responsável pela condução do processo de implantação e implementação do CPNV. A prefeitura, mediante parceria, contribuiu para a operacionalização do início de trabalho acadêmico, concedendo salas de aula e disponibilizando recursos tecnológicos e didáticos, bem como todo o aparato e trabalho de secretaria, via secretária ad hoc, da Escola Municipal Marechal Rondon, unidade onde iniciaram as aulas em 5 de fevereiro de 2009.

No início de 2010, mais servidores integraram a equipe, via concurso público: um técnico em assuntos educacionais, um técnico em informática, uma bibliotecária, assistentes administrativos e docentes. No dia 30 de março de 2010, o Câmpus foi inaugurado em sede própria, situado na Rodovia MS 141, Km 2, saída para Ivinhema, oferecendo toda a infraestrutura para o desenvolvimento do trabalho, tanto acadêmico quanto administrativo.

No primeiro semestre de 2016, após estudos e pesquisas realizadas com a comunidade Naviraiense, foi aprovada a implantação do curso de Administração no CPNV, visando oferecer 40 vagas no período noturno. Neste mesmo ano, após a contratação de docentes da área de Administração, foi implantado o curso de pós-graduação lato sensu MBA em Gestão de Negócios, com 25 vagas.

Atualmente o CPNV conta com os Cursos de Administração, Ciências Sociais e Pedagogia, além da pós-graduação lato sensu acima citada. O quadro de pessoal está estruturado com 21 professores efetivos e 13 técnicos administrativos.

 

UFMS – CAMPUS DE NAVIRAÍ

Rodovia MS 141, Km 04, Saída para Ivinhema
Cx Postal 103
CEP 79950.000
Naviraí – MS

Telefone: 3409-3401