Pedagogia

O curso de licenciatura em Pedagogia foi implantado no Campus de Naviraí da UFMS em 2009, uma das metas do REUNI previstas para o período de 2008-2010, visando à expansão do ensino superior no país. O curso, na modalidade presencial, tem duração de 4 anos e uma carga horária de 3.842 horas/aula, distribuídas entre disciplinas básicas, de aprofundamento diversificado, integradoras; atividades complementares, estágios e trabalho de conclusão de curso; atividades organizadas por semestre e desenvolvidas no período noturno e aos sábados.  São oferecidas 60 vagas anuais, sendo o ingresso pelo Sistema de Seleção Unificado – SISU, mediante resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Há, ainda, a possibilidade de transferência de outras instituições e oferecimento de vagas remanescentes para portadores de diploma de curso superior. De modo geral, o curso objetiva formar profissionais da educação de maneira sólida e consistente no âmbito cultural e específico, críticos e conscientes de sua realidade social e educacional, para que sejam capazes de efetivar todas as atividades inerentes ao processo ensino aprendizagem, de forma a contribuir para uma formação de cidadãos críticos, ao exercerem a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Médio e na Educação Profissional, bem como a atuação profissional em outras funções e espaços não escolares. O referido curso conta atualmente com professores titulados e concursados nas diversas áreas que integram o currículo de formação proposto, os quais promovem, além das atividades de ensino, também as de extensão e pesquisa envolvendo a participação de acadêmicos do curso.

Desde o seu surgimento, o curso de Pedagogia teve preocupação com a formação docente. Ao longo do percurso histórico visualizam-se alguns modelos, tais como a formação do bacharel em 3 anos e do professor em 4 anos na década de 30 do século XX, assim para a docência havia a necessidade de formação complementar de mais um ano de estudos. No processo de desenvolvimento social e econômico do país, com a ampliação do acesso à escola, cresceram as exigências de qualificação docente e a partir de 1980 desencadearam-se várias discussões a respeito da necessidade de reformulação do curso de Pedagogia, nas quais se pressupunha a docência enquanto parte da identidade do professor e todas as outras pessoas que fazem parte da educação. Nos anos de 1990, o curso foi se constituindo como o principal locus da formação docente dos educadores para atuar na Educação Básica: na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No decorrer do tempo o curso ganhou suas próprias Diretrizes Curriculares Nacionais, as quais desde 2006 focam a docência como base da formação, embora articulem também as atividades de gestão e de pesquisa na área educacional. De modo geral, o curso de Pedagogia no contexto atual, ao ressaltar a formação e atuação docente na educação básica, caracteriza-se enquanto um curso de licenciatura.

Formar profissionais com capacidade crítica e sólida formação cultural, capazes de realizar as atividades do processo ensino-aprendizagem e contribuir para uma formação de cidadãos críticos, ao exercerem à docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Profissional, bem como as funções do trabalho de Pedagogo em instituições escolares e não escolares.

O licenciado em Pedagogia encontra um mercado de trabalho amplo, principalmente na educação básica, com possibilidades de atuar no magistério e nas funções correlatas, nos diferentes níveis previstos: na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio (na modalidade Normal de Educação Profissional), na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, tais como a organização e gestão de sistemas educacionais, de instituições escolares e espaços não escolares.

O ingresso ocorre mediante Sistema Unificado de Seleção (Sisu) baseado no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), PASSE, e Vestibular UFMS, movimentação interna, transferências de outras IES e portadores de diplomas de curso de graduação em nível superior, na existência de vaga, e transferência compulsória. E é possível consultar as informações referentes ao ingresso em https://ingresso.ufms.br/.

Roseli Maria Rosa de Almeida
Fone: 3409-3426

 

Larissa Wayhs Trein Montiel
Telefone: 3409-3403

 

Profª Drª Ana Carolina Faustino

E-mail: carolina.faustino@ufms.br

TA’ARÕMBY- Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade

Link para o Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7789919599029387

 

Profª Drª Célia Regina de Carvalho

E-mail: celia.carvalho@ufms.br

Grupo de Estudo e Pesquisa em Prática Educativa e Tecnologia Educacional (GEPPETE)

Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/4318017594720072

 

Profª Drª Cléia Renata Teixeira de Souza

E-mail: cleia.souza@ufms.br

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Social (GEPES)

Link para o Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6729022574518385

 

Profa. Dra. Erika Natacha Fernandes de Andrade

E-mail: erika.andrade@ufms.br

Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Poéticas na Educação (UFMS/CNPq)

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1192726291614227

 

Profª Drª Josiane Peres Gonçalves

E-mail: josiane.peres@ufms.br

Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE)

Link para o Grupo de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/27296

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do

 

Profª Drª Larissa Wayhs Trein Montiel

E-mail: larissa.montiel@ufms.br

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PRÁTICA EDUCATIVA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL (GEPPETE) Linha: Práticas Educativas e formação docente

Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador:Educação: Civilidade e Infância

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2252802434558691

 

Profª Me. Marcia Aparecida Rodrigues Mateus

Email: marcia.mateus@ufms.br

Pesquisas na área da Surdez e  Língua Brasileira de Sinais (Libras); 

 

Profa Dra Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis

E-mail: gracas.reis@ufms.br

Tutora PET Pedagogia e Ciências Sociais – CPNV

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/5724281770530388

 

Profª Drª Roseli Maria Rosa de Almeida

Email: roseli.almeida@ufms.br

Grupo de Estudos e Pesquisas em Prática Educativa e Tecnologia Educacional (GEPPETE)- Linha de pesquisa “Leitura, escrita e literatura”.

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5014474541601589

 

Profª Drª  Vivianny Bessão de Assis

Email: vivianny.assis@ufms.br

Grupo de Estudos e Pesquisas em Prática Educativa e Tecnologia Educacional (GEPPETE)- Linha “História da Educação, Memória e Literatura Infantil”.

Grupo de Pesquisa em “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” (GPHELLB)

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6412469923981354

 

PET

PET PEDAGOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS CPNV

O PET Pedagogia e Ciências Sociais da UFMS/CPNV é um dos Grupos de alunos de graduação sob a responsabilidade um professor tutor, vinculado ao Programa de Educação Tutorial, subordinado à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), com apoio financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), desde sua criação e implantação em 2010.

Configura-se num Grupo interdisciplinar, integrando os dois cursos de licenciatura oferecidos no CPNV. É formado por até 12 alunos bolsistas e 6 não bolsistas, formando um Grupo para planejar, executar e avaliar atividades sob a indissociabilidade da tríade universitária: Ensino, Pesquisa e Extensão.

É permitida a permanência dos alunos no Grupo durante todo o tempo do curso de graduação. E dentre o conjunto de objetivos do PET, destaca-se o enriquecimento da formação pessoal, social e profissional dos participantes; atuação como multiplicadores de conhecimento e contribuição para o aprimoramento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos que integram.

Professora Tutora: Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis

Contato: gracas.reis@ufms.br

Para maiores informações acesse:

http://portal.mec.gov.br/pet

https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/bolsas-e-auxilios/eixos-de-atuacao/educacao-tutorial

Redes sociais:

Facebook: PetPedagogia Ciências Sociais Ufms

Instagram: @petpedciso

 

 

Informações

Telefone: (67) 3409-3401 / 3409-3426

Email:  ped.cpnv@ufms.br