Ciências Sociais

A licenciatura em Ciências Sociais foi criada pela UFMS juntamente com a implantação do Campus de Naviraí, em 2009. Seu objetivo principal é formar profissionais qualificados para lecionar as disciplinas de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio das escolas do município e da região, atendendo a uma demanda crescente da sociedade. No início de cada ano são abertas turmas com 60 vagas. A principal forma de ingresso é por meio do Sistema de Seleção Unificada – SISU, que  aproveita as notas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Há possibilidade também de ingresso por meio de movimentação interna, transferência de alunos de outras instituições e aproveitamento de vagas remanescentes por portadores de diploma de curso superior. A carga horária total do curso é de 3.366 horas/aula e o tempo mínimo de formação é de quatro anos. Além do ensino, o curso congrega atividades de pesquisa e extensão, sendo o corpo docente 100% composto por professores pós-graduados.

A oferta de vagas no mercado de trabalho para o profissional formado em Ciências Sociais encontra-se em expansão nos últimos anos, sobretudo em virtude da homologação do Parecer CNE/CEB n° 38/2006, em 14 de agosto de 2006, determinando a inclusão das disciplinas de Sociologia e Filosofia na Educação Básica.

O magistério é o principal campo de atuação dos licenciados em Ciências Sociais, porém existem outras possibilidades de inserção no mercado, que valoriza cada vez mais a visão crítica e abrangente da realidade social que possuem esses profissionais. Existe um grande número de cientistas sociais (tanto bacharéis quanto licenciados) trabalhando como técnicos, consultores e assessores em organizações não governamentais, sindicatos e em uma série de instituições públicas e privadas; outros tantos têm se dedicado às pesquisas acadêmicas, em universidades ou centros de pesquisa independentes. Além dos cientistas sociais que exercem sua profissão em sala de aula na educação básica e superior, há muitos outros que trabalham em organismos que lidam com planejamento urbano e políticas públicas, como as secretarias, autarquias e fundações. O mercado editorial, a imprensa, os departamentos de recursos humanos das empresas, a área legislativa e de projetos socioambientais também são setores que têm requerido frequentemente os serviços de cientistas sociais.

O curso de Ciências Sociais é voltado para o estudo das sociedades humanas, de suas culturas, suas formas de organização, suas particularidades e problemas, que englobam aspectos políticos, econômicos, jurídicos, morais, religiosos, espaciais e ambientais em uma abordagem multidimensional. O curso é integrado por três disciplinas tronco (Antropologia, Sociologia e Ciência Política), além de outras disciplinas complementares, como Filosofia, História, Geografia e Economia. Os cursos de licenciatura, como o que é oferecido pela UFMS Campus de Naviraí, contemplam ainda na grade curricular um conjunto de disciplinas de conteúdo pedagógico com uma significativa carga horária, considerando que a prioridade é a formação de professores.

Coordenador do curso

Aldenor da Silva Ferreira

E-mail:  csoc.cpnv@ufms.br

Fone: 3409-3428