Administração

O Curso de Administração tem como objetivo dar condições ao acadêmico de ser habilitado como profissional Bacharel em Administração, com formação teórico-empírica integral e sólida, com condições de atuar de forma crítica, empreendedora e inovadora nas organizações, valorizando o compromisso ético na sua relação com a sociedade, promovendo o desenvolvimento humano, social, cultural, político, econômico, tecnológico e ambiental, de forma especial na Região do Conesul, em consonância com a missão e os princípios da UFMS.

O Curso de Administração promoverá atividades a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, que possibilitem ao egresso desenvolver habilidades e competências de gestão que contemple: um compromisso ético com a organização e com a sociedade; uma visão estratégica e de liderança, uma visão crítica da organização e da sua função social; capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal; flexibilidade; capacidade de trabalho em equipe; empreendedorismo e inovação.

O egresso do Curso de administração do CPNV possui compromisso com a construção de um país menos desigual, pautado pelo respeito ao estado democrático de direito e consciente de seu papel como cidadão.

É amplo, pois podem atuar em Empresas Privadas, em Organizações Públicas e do Terceiro Setor, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Podem tornar-se também empreendedores ou consultores.

O Curso de Administração iniciou suas atividades no ano de 2017, obtendo uma relação candidato/vaga de 17,1 inscritos pelo SISU. Em 2018, a UFMS incluiu o vestibular como forma de ingresso, obtendo-se uma relação de 14,5 candidatos/vaga pelo SISU e 3,33 candidatos/vaga pelo vestibular. Em 2019, a relação candidato/vaga pelo SISU foi de 12,79 enquanto o vestibular obteve 2,42 candidatos/vaga.

O curso tem tido ingresso de 40 acadêmicos por ano, e atua com baixo índice de evasão. Do total de 115 matrículas possíveis no semestre de 2019, o curso recebeu 112, com três trancamentos. Das 5 vagas restantes, 3 são trancamentos e 2 duas são desistências.

Em 2017 foi implantado também o curso de Especialização lato sensu MBA em Gestão de Negócios, com 25 vagas, tendo uma taxa de sucesso de 90% com 23 estudantes concluindo o curso em 2019.

Quanto ao quadro docente, o curso iniciou em 2017 com 6 professores, sendo 3 doutores e 3 doutorandos e em 2019 conta com 8 professores doutores em seu quadro efetivo.

Desde a sua implantação o Curso de Administração tem realizado inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão com destaque para a criação do Núcleo de Pesquisa em Gestão, Desenvolvimento e Inovação (NGDI), o Projeto de Pesquisa sobre Desenvolvimento Local e Regional, que tem orientado projetos de ensino, pesquisa e extensão dos docentes do curso, e Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN) que está em sua III edição no ano de 2019, recebendo em média, 1000 pessoas por edição, se constituindo em importante espaço de debate e geração de conhecimento e solução para os problemas locais e regionais. É importante destacar que o curso tem importantes parcerias para realização de suas atividades de ensino pesquisa e extensão, incluindo poder público local, empresas privadas e instituições do terceiro setor.

PASSE UFMS Triênio 2018-2020 (3ª Etapa):

Candidatos que tenham concluído o 1º Ano do Ensino Médio em 2018, o 2º Ano do Ensino Médio em 2019 e que concluam o 3º Ano do Ensino Médio em 2020, na modalidade de ensino regular de 3 anos (para Ensino Médio de 4 anos, conferir Edital).

Atenção: Os estudantes que não realizaram a 1ª Etapa e/ou a 2ª Etapa poderão se inscrever normalmente para a 3ª Etapa, porém, receberão nota 0 (zero) na(s) Etapa(s) não realizada(s).

O Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) visa medir o aprendizado ao final de cada ano do ensino médio. Se você está no 2º ou 1º Ano, pode realizar as provas da 2ª etapa do PASSE Triênio 2019-2021 ou 1ª Etapa do PASSE Triênio 2020-2022, respectivamente, e se preparar para uma vaga na UFMS.

VESTIBULAR UFMS 2021:

Destina-se aos candidatos que concluíram ou estão em vias de concluir o Ensino Médio até a data prevista para a matrícula.

Atenção: Os concluintes do Ensino Médio em 2020 poderão realizar a inscrição para ambos os processos seletivos.

As informações referentes aos Editais e demais atualizações constarão no Portal da UFMS: https://ingresso.ufms.br e da FAPEC: https://concurso.fapec.org

Telefone: (67) 3409-3401

Email: adm.cpnv@ufms.br

O estágio é importante na formação dos futuros Administradores, compreendendo todas as atividades que os alunos realizam junto às empresas, sob a orientação de um professor orientador de estágio e um supervisor das atividades  na empresa.

Você acadêmico(a) de administração do Campus de Naviraí que está procurando estágio, fique atento(a) a central de vagas do curso de administração que envia sob demanda ofertas de vagas por e-mail e nos grupos de whatsapp.

Para aumentar a exposição de seu currículo faça parte também do nosso banco de talentos: https://cpnv.ufms.br/cursos/administracao/
 
Todos os estágios devem ser formalizados na plataforma de estágio da UFMS: https://estagio.ufms.br/
 
Seguindo as normas vigentes, a forma mais prática e ágil de formalizar seu estágio com a organização concedente do estágio e a UFMS é pelo termo de compromisso disponível na plataforma: https://estagio.ufms.br/termo/
 
Manual de preenchimento do termo de compromisso: https://estagio.ufms.br/manual/
 
A jornada de estágio conforme as leis vigentes não pode ultrapassar as seis horas diárias e as 30 semanais. Qualquer problema deve ser imediatamente reportado ao orientador do estágio e à comissão de estágio do curso.
 
A organização concedente de estágio deve obrigatoriamente oferecer bolsa ou outra forma de contraprestação para o estagiário. Além de um seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário
 
Outras informações gerais sobre o estágio: https://estagio.ufms.br/informacoes/
 
Contato com a Comissão de Estágio (COE): victor.sordi@ufms.br

Você que está pensando em disponibilizar uma vaga de estágio aos nossos alunos de administração, entre em contato com a Comissão de Estágio (COE) pelo endereço de e-mail victor.sordi@ufms.br
 
Visite também nosso banco de talentos pelo link: https://cpnv.ufms.br/cursos/administracao/ na aba “Banco de Talentos”.
 
Seguindo as normas vigentes, a forma mais prática e ágil de formalizar o estágio é via um termo de compromisso assinado pela UFMS, pelo estagiário e pela organização concedente. Não é necessário acordos de cooperação ou existência de agências de integração.
 
O estágio não obrigatório possui algumas obrigatoriedades que a organização concedente do estágio deve cumprir:
–  A jornada de estágio conforme as leis vigentes não pode ultrapassar as seis horas diárias e as 30 semanais.
–   A organização concedente de estágio deve obrigatoriamente oferecer bolsa ou outra forma de contraprestação para o estagiário.
–    A organização concedente de estágio deve contratar um seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário.   
 
Outras informações gerais sobre o estágio: https://estagio.ufms.br/informacoes/

O Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) não prevê a realização de estágio obrigatório. O Estágio Não Obrigatório segue a legislação federal; na UFMS, a resolução nº 107, Coeg, de 16.06.2010 e suas posteriores atualizações; e, no próprio curso, o seu Regulamento Interno, sendo este proposto pela Comissão de Estágio do Curso de Administração do Câmpus de Naviraí e aprovado pelas demais instâncias competentes.
 
 A Comissão de Estágio (COE) da UFMS/CPNV tem como objetivo:
 – Coordenação, planejamento, supervisão, execução,e, avaliação das atividades relacionadas aos Estágios do Curso de Graduação em Administração da UFMS/CPNV; – Deliberar, no que não contrarie dispositivos legais de instâncias superiores, a respeito das dificuldades de ordem pedagógica, administrativa e legal no que concerne ao desenvolvimento e a realização do estágio não obrigatório;
 – Propiciar condições necessárias ao desenvolvimento das atividades do Estágio Não Obrigatório. 
 
O Estágio não obrigatório tem como objetivos: 
– Propiciar a formação técnico-profissional do estagiário, mediante sua efetiva participação no desenvolvimento dos programas e planos de trabalho vinculados à unidade organização onde se realize o estágio; 
– Integrar a teoria à prática por meio de vivência de experiências o mais próximo possível de situações reais, conduzindo o estagiário a uma participação consciente responsável e ética em relação aos seres humanos e ao cliente; 
– Proporcionar maior contato com as áreas de atuação do Administrador, desenvolvendo as competências previstas no perfil dos egressos. 
 
O Estágio Não Obrigatório no Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus de Naviraí (CPNV), está previsto durante todo o decorrer do curso, sendo uma atividade opcional, que poderá ser considerado como Atividade Complementar. No entanto, mesmo que opcional, é imprescindível a formalização de qualquer estágio não obrigatório na plataforma de estágio da UFMS, sendo a concedente responsável por oferecer bolsa ou outras formas de contraprestação, além de obrigatoriamente contratar seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário. 
 
O termo de compromisso de estágio não obrigatório pode ser formalizado no formato interno da UFMS ou externo das respectivas concedentes, no entanto em ambos os casos, obrigatoriamente, o aluno deve formalizar o estágio via plataforma de estágio da UFMS e a COE deve validar esses termos seguindo as regulamentações vigentes. O estágio não obrigatório exige um professor orientador que irá orientar o acadêmico em suas atividades de Estágio e um supervisor responsável pelo estagiário na organização concedente na qual ele irá estagiar.  A natureza da orientação do estágio é indireta.

As atividades Complementares são parte integrante dos componentes curriculares do curso de graduação em Administração – Bacharelado, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí (UFMS/CPNV) e tem como objetivo tornar mais rico o processo de ensino-aprendizagem em atividades contempladas ou não nos componentes curriculares do curso.

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ADMINISTRAÇÃO 2021.2

Quadro – Grupos de Atividades Complementares

Análise Prévia das Atividades Complementares 2021.1 – 7° Semestre

Prévia de Horas Atividade Complementar – 2021

————

Atividades complementares _ Dezembro_2020

Análise Prévia das Atividades Complementares 2020.2 – 8° Semestre

Prévia de Horas Atividade Complementar – 2020

O Trabalho de Conclusão de Curso permite a aplicação dos conhecimentos teóricos em diferentes contextos e  situações práticas do ambiente organizacional gerando troca de experiências, ampliando o desenvolvimento de habilidades e competências demandadas pelo mercado de trabalho, podendo ser realizado na forma de monografia ou artigo ou plano de negócios.

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) – ADMINISTRAÇÃO CPNV

Template TCC – ADMINISTRAÇÃO CPNV

Fábio da Silva Rodrigues Fábio da Silva Rodrigues
Formação: http://lattes.cnpq.br/5862042518562844
E-mail: f.rodrigues@ufms.br
Fone: 3409-3456
Jaiane Aparecida Pereira Jaiane Aparecida Pereira
Formação: http://lattes.cnpq.br/8453684332126511
E-mail: jaiane.pereira@ufms.br
Fone: 3409-3456
Marcelo da Silva Mello Dockhorn Marcelo da Silva Mello Dockhorn
Formação: http://lattes.cnpq.br/6070393252866939
E-mail: marcelo.dockhorn@ufms.br
Fone: 3409-3456
Marco Antonio Costa da Silva
Formação: http://lattes.cnpq.br/2097234122363075
E-mail: marco.silva@ufms.br
Fone: 3409-3429
Sibelly Resch
Formação: http://lattes.cnpq.br/4653422190545071
E-mail: sibelly.resch@ufms.br
Fone: 3409-3456
Victor Fraile Sordi
Email: victor.sordi@ufms.br
Fone: 3409-3456
Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues
Formação: http://lattes.cnpq.br/3926504763978915
E-mail: wesley.rodrigues@ufms.br
Fone: 3409-3456
Yasmin Gomes Casagranda
Formação: http://lattes.cnpq.br/4888412515903604
E-mail: yasmin.casagranda@ufms.br
Fone: 3409-3456

O núcleo de pesquisa tem por intuito pesquisar as características de gestão organizacional, desenvolvimento sob seus diversos aspectos e inovação. Sob uma perspectiva holística e de integração Inter e multidisciplinar. Em sua etapa inicial, há a intenção de mapear as características locais de forma a possibilitar o aprofundamento das pesquisas e propiciar elementos para o desenvolvimento local e regional.

 

Coordenador Projeto
Sibelly Resch Mentes Libertas em Corpos Inquietos

O Banco de Talentos e Vagas do Curso de Administração do Campus de Naviraí destina-se a divulgação dos currículos do corpo discente e egressos do Curso de Administração bem como a divulgação de vagas relacionadas ao perfil do administrador que possam interessar aos discentes e egressos do curso. O banco de talentos possibilitará um acompanhamento da carreira dos discentes e egressos por meio da atualização dos seus currículos no LinkedIn.

Acesse o nosso Banco de Talentos


Notícias Administração


Dia das Crianças deve movimentar R$ 1,58 milhões no comercio de Naviraí

Pesquisa do campus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) indica que 66,3% da população da cidade de Naviraí pretende presentear uma criança, sendo que 75,4% deles pretendem comprar os presentes no comércio local. O Dia das Criança é a quarta data festiva mais importante no ano para o comércio. Neste […]

Boletim NGDI – Agosto/2021

Como a gestão estratégica pode melhorar a competitividade de uma empresa? O boletim NGDI Informa de Agosto discute sobre a importância da gestão estratégica e da inovação para as empresas.A edição é assinada pelas professoras Sibelly Resch e Jaiane Pereira.   Confira essa edição e fique por dentro desse assunto. Link

Dia dos Pais deve injetar R$ 2,11 milhões no comercio de Naviraí

  Pesquisa do campus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) indica que 62,4% da população da cidade de Naviraí pretende presentear seus pais, sendo que 86,1% deles pretendem comprar os presentes no comércio local.     O Dia dos Pais é a terceira data festiva mais importante no ano para […]