Administração

[RECONHECIMENTO] O curso de Administração do Campus de Naviraí foi o único curso de Administração do Estado de Mato Grosso do Sul a receber a nota 5 no processo de reconhecimento de curso realizado pelo Ministério da Educação (MEC), mostrando o comprometimento  com a qualidade e colocando-o como uma referência nacional.

[RECONHECIMENTO] O curso de Administração do Campus de Naviraí foi o único curso de Administração do Estado de Mato Grosso do Sul e da Região Centro Oeste do Brasil com nota 5, mostrando o comprometimento  com a qualidade e colocando-o como uma referência nacional.

O Curso de Administração tem como objetivo dar condições ao acadêmico de ser habilitado como profissional Bacharel em Administração, com formação teórico-empírica integral e sólida, com condições de atuar de forma crítica, empreendedora e inovadora nas organizações, valorizando o compromisso ético na sua relação com a sociedade, promovendo o desenvolvimento humano, social, cultural, político, econômico, tecnológico e ambiental, de forma especial na Região do Conesul, em consonância com a missão e os princípios da UFMS.

O mercado de trabalho para administradores é amplo, pois os profissionais podem atuar em Empresas Privadas, em Organizações Públicas e do Terceiro Setor, sobretudo em atividades socioeconômicas de vocação da Região do Cone-Sul, como o agronegócio, o setor de comércio e serviços, e em diversos segmentos da administração pública.

Os administradores são capazes de atuar em empresas de pequeno, médio ou grande porte. Podem tornar-se também empreendedores ou consultores.

No primeiro semestre de 2016, após estudos e pesquisas realizadas com a comunidade local e regional do Conesul, a UFMS aprovou a implantação do curso de Bacharelado em Administração no CPNV, com oferta inicial de 40 vagas no período noturno. Cabe ressaltar que além das pesquisas, foram produzidos inúmeros documentos de apoio a implantação do curso por parte de diversas instituições públicas, poder público local e empresas que confirmaram o papel e a importância do Curso de Administração para atender demandas em torno da formação de quadros profissionais com habilidades e competências mais convergentes com as necessidades da região, do Brasil, mais especificamente dos países próximos ao Conesul. Da mesma forma, houve um consenso em termos da importância do curso para produção de pesquisa e extensão de excelência contribuindo com o desenvolvimento de instituições, organizações e pessoas.

O Curso de Administração iniciou suas atividades no ano de 2017, obtendo uma relação candidato/vaga de 17,1 inscritos pelo SISU. Em 2018, a UFMS incluiu o vestibular como forma de ingresso, obtendo-se uma relação de 14,5 candidatos/vaga pelo SISU e 3,33 candidatos/vaga pelo vestibular. Em 2019, a relação candidato/vaga pelo SISU foi de 12,79 enquanto o vestibular obteve 2,42 candidatos/vaga. 

O curso tem tido ingresso de 40 acadêmicos por ano, e atua com baixo índice de evasão. Do total de 115 matrículas possíveis no semestre de 2019, o curso recebeu 112, com três trancamentos. Das 5 vagas restantes, 3 são trancamentos e 2 duas são desistências.

Em 2017 foi implantado também o curso de Especialização lato sensu MBA em Gestão de Negócios, com 25 vagas, tendo uma taxa de sucesso de 90% com 23 estudantes concluindo o curso em 2019.

Quanto ao quadro docente, o curso iniciou em 2017 com 6 professores, sendo 3 doutores e 3 doutorandos. Em 2022 temos 8 professores em seu quadro efetivo, sendo todos doutores.

Desde a sua implantação o Curso de Administração tem realizado inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão com destaque para a criação do Núcleo de Pesquisa em Gestão, Desenvolvimento e Inovação (NGDI), o Projeto de Pesquisa sobre Desenvolvimento Local e Regional, que tem orientado projetos de ensino, pesquisa e extensão dos docentes do curso, e Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN) que está em sua III edição no ano de 2019, recebendo em média, 1000 pessoas por edição, se constituindo em importante espaço de debate e geração de conhecimento e solução para os problemas locais e regionais. É importante destacar que o curso tem importantes parcerias para realização de suas atividades de ensino pesquisa e extensão, incluindo poder público local, empresas privadas e instituições do terceiro setor.

No campo da pesquisa, o curso tem se destacado com a realização de Projetos de Iniciação Científica contemplados com bolsa de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ) e da UFMS. Entre os anos de 2017 e 2022 foram 14 bolsas, sendo 8 do CNPQ e 6 da UFMS. Destaca-se ainda a realização de 7 Projetos de Iniciação Científica Voluntários.

O Curso de administração tem se notabilizado por sua importante participação no Câmpus de Naviraí e na UFMS, desenvolvendo Projetos de Extensão envolvendo a comunidade acadêmica e sociedade em geral com a realização de 6 projetos, em média, por ano. Destaca-se a realização de pesquisas e treinamentos para a Prefeitura, Associação Comercial e Empresarial de Naviraí, empresas, associações, eventos locais, dentre outros.

Preocupado com a formação integral do acadêmico e com a inserção da comunidade local e regional na UFMS, o Curso de administração tem oferecido nesses três anos importantes ações de cultura com realização de diversos projetos, contemplados em editais, muitos com fomento, de teatro, música, literatura, cinema, arte contemporânea, entre outros. Um exemplo importante das atividades culturais é o projeto “Mentes Libertas em Corpos Inquietos” que está em seu terceiro ano e tem realizado diversas ações no CPNV e na cidade.

Outras atividades importantes que tem caracterizado o Curso de administração nos três anos de existência é realização de trabalhos integrados e visitas técnicas. Trata-se de metodologias que propiciam aproximação teórico-prática aos acadêmicos por meio de realização de diagnóstico da realidade organizacional, de mercado e do ambiente de negócios. Ressalta-se o fato de o curso ter realizado pelo menos uma visita técnica por semestre.

Por fim, nos 5 anos de existência do curso, a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, sobretudo as que envolvem a participação da comunidade externa, tem constituído fontes importantes de alimentação do processo de renovação do Projeto Pedagógico do Curso de Administração que ocorreu no ano de 2019, com vistas a sua modernização e ajustes. A realização das diversas atividades tem alimentado a prática do Núcleo Docente Estruturante em um trabalho importante de escuta das demandas da sociedade e reformulação do projeto.

Desde o início da oferta da primeira turma do curso de Administração no CPNV em 2017, várias atividades vem sendo desenvolvidas pelos professores, acadêmicos e técnicos no sentido de pensar o desenvolvimento local e regional. Acesse o portifólio do curso e conheça as várias atividades realizadas entre 2017 e 2021: Link

O Profissional formado em Administração pelo CPNV/UFMS será capaz:

  • de articular os conhecimentos teórico-empíricos da ciência da administração com as ciências sociais aplicadas e outras áreas, buscando as interfaces que permitam reconhecer problemas e solucioná-los para maior efetividade na gestão das organizações;
  • de reconhecer a racionalidade limitada e a necessidade de interação com os stakeholders como condição para equacionar com qualidade os problemas internos da organização e do ambiente de negócios;
  • de utilizar técnicas de comunicação e negociação na interação com os stakeholders, buscando a formação de equipes e parcerias estratégicas;
  • de desenvolver raciocínio lógico, crítico, analítico e criativo a partir da utilização de técnicas qualitativas e quantitativas para o aperfeiçoamento de todos os setores das organizações e relações com setores sociais;
  • de reconhecer a complexidade das organizações contemporâneas e do ambiente em constante transformação como condição para sua atuação e de ser capaz de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes contextos organizacionais;
  • de compreender seu papel como tomador de decisões em um contexto que envolve interdisciplinaridade, complexidade, exiguidade, multiculturalidade, inovação e competitividade, com implicações para a organização e sociedade;
  • de desenvolver, implementar e consolidar projetos e realizar consultoria, nas mais diversas áreas das organizações, para diferentes tipos de organizações.

O Curso de Administração promoverá atividades a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, que possibilitem ao egresso desenvolver habilidades e competências de gestão que contemple: um compromisso ético com a organização e com a sociedade; uma visão estratégica e de liderança, uma visão crítica da organização e da sua função social; capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal; flexibilidade; capacidade de trabalho em equipe; empreendedorismo e inovação.

O egresso do Curso de administração do CPNV possui compromisso com a construção de um país menos desigual, pautado pelo respeito ao estado democrático de direito e consciente de seu papel como cidadão.

PASSE UFMS:

O PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) da UFMS é uma forma de ingresso na UFMS, que ao invés de medir o aprendizado dos candidatos em uma única prova, medirá o aprendizado ao final de cada ano do ensino médio. Desta forma, o candidato deve realizar 3 provas, cada uma em uma etapa do PASSE.

Atenção: Os estudantes que não realizaram a 1ª Etapa e/ou a 2ª Etapa poderão se inscrever normalmente para a 3ª Etapa, porém, receberão nota 0 (zero) na(s) Etapa(s) não realizada(s).

VESTIBULAR UFMS:

O Processo Seletivo Vestibular da UFMS (PSV-UFMS) destina-se aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, ou estão em vias de concluí-lo até o período previsto para ocorrerem as matrículas.

SISU:

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Pode participar do Sisu qualquer pessoa com ensino de nível médio completo que tenha prestado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

As informações referentes aos Editais e demais atualizações constarão no Portal da UFMS: https://ingresso.ufms.br e da FAPEC: https://concurso.fapec.org

Coordenador: Victor Fraile Sordi
Email: victor.sordi@ufms.br
Fone: 3409-3456
Fábio da Silva Rodrigues Fábio da Silva Rodrigues
Formação: http://lattes.cnpq.br/5862042518562844
E-mail: f.rodrigues@ufms.br
Fone: 3409-3456
Jaiane Aparecida Pereira Jaiane Aparecida Pereira
Formação: http://lattes.cnpq.br/8453684332126511
E-mail: jaiane.pereira@ufms.br
Fone: 3409-3456
Marcelo da Silva Mello Dockhorn Marcelo da Silva Mello Dockhorn
Formação: http://lattes.cnpq.br/6070393252866939
E-mail: marcelo.dockhorn@ufms.br
Fone: 3409-3456
Marco Antonio Costa da Silva
Formação: http://lattes.cnpq.br/2097234122363075
E-mail: marco.silva@ufms.br
Fone: 3409-3429
Sibelly Resch
Formação: http://lattes.cnpq.br/4653422190545071
E-mail: sibelly.resch@ufms.br
Fone: 3409-3456
Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues
Formação: http://lattes.cnpq.br/3926504763978915
E-mail: wesley.rodrigues@ufms.br
Fone: 3409-3456
Yasmin Gomes Casagranda
Formação: http://lattes.cnpq.br/4888412515903604
E-mail: yasmin.casagranda@ufms.br
Fone: 3409-3456

Coordenador: Prof. Dr. Victor Fraile Sordi

Telefone: (67) 3409-3456

Email: adm.cpnv@ufms.br

O estágio é importante na formação dos futuros Administradores, compreendendo todas as atividades que os alunos realizam junto às empresas, sob a orientação de um professor orientador de estágio e um supervisor das atividades  na empresa.

Regulamento de Estágio Não Obrigatório

Você acadêmico(a) de administração do Campus de Naviraí que está procurando estágio, fique atento(a) a central de vagas do curso de administração que envia sob demanda ofertas de vagas por e-mail e nos grupos de whatsapp.

Para aumentar a exposição de seu currículo faça parte também do nosso banco de talentos: Link
 
Todos os estágios devem ser formalizados na plataforma de estágio da UFMS: https://estagio.ufms.br/
 
Seguindo as normas vigentes, a forma mais prática e ágil de formalizar seu estágio com a organização concedente do estágio e a UFMS é pelo termo de compromisso disponível na plataforma: https://estagio.ufms.br/termo/
 
Manual de preenchimento do termo de compromisso: https://estagio.ufms.br/manual/
 
A jornada de estágio conforme as leis vigentes não pode ultrapassar as seis horas diárias e as 30 semanais. Qualquer problema deve ser imediatamente reportado ao orientador do estágio e à comissão de estágio do curso.
 
A organização concedente de estágio deve obrigatoriamente oferecer bolsa ou outra forma de contraprestação para o estagiário. Além de um seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário
 
Outras informações gerais sobre o estágio: https://estagio.ufms.br/informacoes/
 
Contato com a Comissão de Estágio (COE): victor.sordi@ufms.br

Você que está pensando em disponibilizar uma vaga de estágio aos nossos alunos de administração, entre em contato com a Comissão de Estágio (COE) pelo endereço de e-mail victor.sordi@ufms.br
 
Visite também nosso banco de talentos: Link 
 
Seguindo as normas vigentes, a forma mais prática e ágil de formalizar o estágio é via um termo de compromisso assinado pela UFMS, pelo estagiário e pela organização concedente. Não é necessário acordos de cooperação ou existência de agências de integração.
 
O estágio não obrigatório possui algumas obrigatoriedades que a organização concedente do estágio deve cumprir:
– A jornada de estágio conforme as leis vigentes não pode ultrapassar as seis horas diárias e as 30 semanais.
– A organização concedente de estágio deve obrigatoriamente oferecer bolsa ou outra forma de contraprestação para o estagiário.
– A organização concedente de estágio deve contratar um seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário.   
 
Outras informações gerais sobre o estágio: https://estagio.ufms.br/informacoes/

As atividades Complementares são parte integrante dos componentes curriculares do curso de graduação em Administração – Bacharelado, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí (UFMS/CPNV) e tem como objetivo tornar mais rico o processo de ensino-aprendizagem em atividades contempladas ou não nos componentes curriculares do curso.

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 

Análise Prévia das Atividades Complementares 

Prévia de Horas Atividade Complementar – 2021

Prévia de Horas Atividade Complementar – 2020

O Trabalho de Conclusão de Curso permite a aplicação dos conhecimentos teóricos em diferentes contextos e  situações práticas do ambiente organizacional gerando troca de experiências, ampliando o desenvolvimento de habilidades e competências demandadas pelo mercado de trabalho, podendo ser realizado na forma de monografia ou artigo ou plano de negócios.

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) – ADMINISTRAÇÃO CPNV

Template TCC – Administração 2022

Repositório Institucional de UFMS

As Atividades Orientadas de Ensino, componente curricular não disciplinar (AOE-ND), caracterizam-se como estudos supervisionados por um docente, fora do espaço da sala de aula.  As AOE-ND poderão ser realizadas por meio de estudos dirigidos, atividades no laboratório de Informática, desenvolvimento de projetos aplicados, colaboração em grupos de estudo ou em atividades voltadas a projetos de ensino e extensão, incentivando se a ampliação da formação discente, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso de Administração.

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ORIENTADAS DE ENSINO DO CURSO

Composição do Colegiado do Curso

Victor Fraile Sordi – Presidente 

Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues – Membro Docente 

Marcelo da Silva Mello Dockhorn – Membro Docente 

Yasmin Gomes Casagranda – Membro Docente 

Adolpho Nilson Prado – Membro Discente 

Designação Membro Docente PORTARIA Nº 20-GAB/CPNV/UFMS

Designação Membro Discente Ofício nº 25/2021 – DCE/UFMS


Composição do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso

Victor Fraile Sordi – Presidente 

Fábio da Silva Rodrigues – Membro Docente 

Jaiane Aparecida Pereira – Membro Docente 

Marco Antonio Costa da Silva – Membro Docente 

Sibelly Resch – Membro Docente 

Designação PORTARIA Nº 6-GAB/CPNV/UFMS

A Comissão Setorial de Avaliação (CSA) do Campus de Naviraí da UFMS (CPNV) é a responsável local pelo processo de autoavaliação institucional, desenvolvido e orientado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e apoiado pela Diretoria de avaliação institucional (DIAVI). A CSA do CPNV é responsável pela sensibilização, acompanhamento do preenchimento da consulta à comunidade, tratamento e análise dos resultados, divulgação para os membros do CPNV, acompanhamento e registro de decorrências da autoavaliação e balanço crítico.

O processo de autoavaliação estimula a comunidade universitária e os gestores a uma reflexão contínua sobre a qualidade das ações institucionais e seus vínculos com as demandas sociais. Os relatórios produzidos têm como finalidade informar estudantes, professores, técnicos administrativos, coordenadores de cursos e diretores do CPNV, bem como gestores da administração central da UFMS, a percepção da comunidade universitária da Unidade Setorial sobre o desenvolvimento e efetividade das políticas institucionais e da gestão administrativa, tanto no âmbito setorial como geral da universidade, apontando as potencialidades e fragilidades.

Os resultados da Autoavaliação Institucional, bem como os relatórios setoriais, subsidiam a CPA na elaboração do Relatório Anual de Autoavaliação Institucional (RAAI) da UFMS, disponibilizado à comunidade e enviado ao Ministério da Educação (MEC). Além disso, os dados gerados são utilizados nos processos de planejamento e de atuação, bem como na priorização de recursos, pelos diferentes níveis de gestão da universidade.

A CSA do CPNV está oficialmente constituída a partir da Instrução de Serviço (CPNV) nº 45, de 8 de junho de 2020 e Portaria (GAB/CPNV/UFMS) nº 8, de 7 de julho de 2021. Os relatórios completos da autoavaliação institucional do CPNV podem ser acessados na página do campus pelo Link.

Com base nos relatórios completos do campus, foram elaborados relatórios específicos do Curso de Administração do CPNV, conforme abaixo: 

O núcleo de pesquisa tem por objetivo pesquisar as características de gestão organizacional, desenvolvimento e inovação da Região Cone-sul do estado de Mato Grosso do Sul, sob seus diversos aspectos, a partir de uma perspectiva holística e de integração inter e multidisciplinar. Há a intenção de mapear as características locais de forma a possibilitar o aprofundamento das pesquisas e propiciar elementos para o desenvolvimento local e regional.

Link

O compromisso social da UFMS é a construção de uma sociedade mais justa, produtiva e permeada por valores virtuosos, na qual o impulso empreendedor deve dialogar com o respeito ao coletivo e às heranças culturais e naturais. Um pressuposto indispensável para este desenvolvimento é a difusão e a democratização do conhecimento em uma relação dialógica entre a UFMS e os diversos setores da sociedade.

Nesse sentido, a extensão universitária é o principal eixo institucional capaz de articular e imprimir novos rumos à universidade brasileira e contribuir significativamente para seu desenvolvimento. A Extensão Universitária define a postura da Universidade diante da sociedade em que se insere, estimulando sua função básica de produtora do conhecimento e, ao mesmo tempo, de socializadora desse conhecimento, visando à intervenção na realidade, possibilitando acordos e ações coletivas entre universidade e população.

Mais informações sobre a Extensão na UFMS: https://proece.ufms.br/diretorias/diex/sepex/

Os projetos de extensão desenvolvidos pelo curso de Administração do CPNV são: Link

A UFMS tem investido recursos e força de trabalho para oferecer, prioritariamente aos estudantes, servidores e comunidade, uma vivência artística e cultural e esportiva que permita diminuir as diferenças de acesso em seus dez Campus e conectar tradição, inovação e cultura regional, com excelência técnica e conceitual.

Mais informações sobre a Cultura na UFMS: https://proece.ufms.br/diretorias/dice/secult/

Os projetos de cultura desenvolvidos pelo curso de Administração do CPNV são: Link

A pesquisa na UFMS tem como princípio fundamental estimular o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, incentivando o trabalho de investigação científica nas matrizes curriculares e nas temáticas extensionistas, com vistas ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia, do conhecimento e da cultura.

Mais informações sobre a pesquisa na UFMS: https://propp.ufms.br/diretorias/pesquisa/

Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores do curso de Administração do CPNV são: Link

Os projetos de ensino da UFMS têm por objetivo a efetivação da melhoria dos Cursos de Graduação com implementação de ações inovadoras e/ou metodológicas que visem à efetiva melhoria do processo de ensino, a dinamização dos componentes curriculares do PPC e/ou a produção de material didático e instrucional.

Mais informações sobre os projetos de ensino: https://prograd.ufms.br/programas-e-projetos/projeto-de-ensino-de-graduacao/

Os projetos de ensino desenvolvidos pelo curso de Administração do CPNV são: Link

O Programa Institucional de Monitoria é uma ação de ensino e objetiva melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nos Cursos de Graduação da UFMS pela articulação entre teoria e prática, envolvendo estudantes e professores em atividades didático-pedagógicas. O Programa Institucional de Monitoria pode ser na modalidade voluntária ou modalidade remunerada e contará com Editais específicos da Pró-reitoria de Graduação.

A Monitoria visa contribuir para qualidade de formação dos estudantes, por meio da mediação dos Monitores nos processos pedagógicos, criando condições para o aprofundamento teórico e prático para o desenvolvimento de habilidades, com aumento da taxa de sucesso dos Cursos de Graduação.

Programa de Monitoria de Graduação

As monitorias realizadas no curso de Administração do CPNV são: Link.

Como forma de incentivar a pesquisa nos cursos de graduação, a UFMS participa dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), de Bolsas de Iniciação Científica na Ações Afirmativas (PIBIC-Af), de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM), de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológica e Inovação Voluntária (PIVITI).

Os programas possuem editais próprios anuais. Mais informações: https://propp.ufms.br/diretorias/pesquisa/divisao-de-iniciacao-cientifica-e-tecnologica/

Os projetos de iniciação científica desenvolvidos no âmbito do Administração do CPNV podem ser acessados pelo Link.

Conheça as publicações conjuntas entre os professores e acadêmicos do curso de Administração em periódicos. Link

Empresa Júnior formada por acadêmicos do curso de graduação em Administração da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí-CPNV.

Link

O Banco de Talentos e Vagas do Curso de Administração do Campus de Naviraí destina-se a divulgação dos currículos do corpo discente e egressos do Curso de Administração. O banco de talentos possibilitará um acompanhamento da carreira dos discentes e egressos por meio da atualização dos seus currículos no LinkedIn.

Quer divulgar a vaga da sua empresa para os estudantes do Curso de Administração? Preencha o formulário e entre em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: adm.cpnv@ufms.br

Acesse o nosso Banco de Talentos


Fique por dentro de tudo que acontece no curso de Administração e no Campus de Naviraí.

 Acesse a página no Facebook
Acesse o nosso canal no Youtube
Acesse a nossa página no Instagram