Projetos de Pesquisa – ADM/CPNV

Conheça os Projetos de Pesquisa dos professores e acadêmicos do

curso de Administração do CPNV. 

 

2021 – Atual – Nexos de sustentabilidade urbana e perspectivas ampliadas de políticas públicas. Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues

Resumo: A abordagem do nexo água-energia-alimentos vem ganhando destaque nas pesquisas nos últimos anos, sendo relacionados em estudos que abordam as temáticas de sustentabilidade, gestão urbana e políticas públicas, contribuindo com a otimização do uso de recursos ao promover a promoção de mais utilizando menos. Este projeto busca compreender a abordagem do nexo água-energia-alimento e auxiliar na identificação de práticas intersetoriais de políticas públicas frente aos desafios ambientais no contexto da sustentabilidade urbana nos municípios de Mato Grosso do Sul. Para essa finalidade, primeiramente será realizado uma revisão sistematizada da literatura sobre o conceito de governança do nexo água-energia-alimento. A partir da base teórica consolidada, buscará aplicar os indicadores de sustentabilidade baseado no modelo FPSEEA da OMS nos municípios de Mato Grosso do Sul, a fim de identificar os aspectos relacionados a sustentabilidade em nível municipal. Por fim, buscará identificar e analisar as ações de políticas públicas desenvolvidas pelos municípios com os melhores resultados no indicador de sustentabilidade. Ao término deste projeto de pesquisa, espera-se que os resultados encontrados forneçam insights que possam auxiliar os policy makers na formação e politicas públicas de sustentabilidade urbana mais eficientes e alinhadas com a realidade do Estado de Mato Grosso do Sul.


2021 – Atual – Sistema regional de inovação do Cone-Sul/MS: fatores condicionantes, características regionais e oportunidades para empreender e inovar. Sibelly Resch

Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar os elementos que impactam no desenvolvimento do Sistema Regional de Inovação do Cone-Sul do MS. Como objetivos específicos, delimitou-se: Mapear as características, atores, instituições, ambientes e políticas públicas relacionadas ao empreendedorismo e à inovação, especialmente no contexto do SRI Cone-Sul/MS; Identificar os fatores condicionantes que impactam no desenvolvimento do SRI Cone-Sul/MS; Identificar tendências de mercado, inovações e tecnologias e modelos de negócios inovadores que podem ser implementados e/ou desenvolvidos no Estado de Mato Grosso do Sul e especialmente no SRI Cone-Sul/MS e no município polo da região – Naviraí e; Desenvolver estudos de características organizacionais relacionadas à gestão da inovação nas organizações da região do Cone-Sul. Esta pesquisa caracteriza-se como de natureza qualitativa e descritiva, com utilização de dados documentais (indicadores, portais, documentos oficiais, bibliografia, entre outros) e coleta de dados primários, utilizando observação, entrevistas individuais, grupos focais, técnicas de prospecção, entre outras a serem definidas conforme marcos que serão estabelecidos. Poderão ser realizados estudos de natureza quantitativa para análises específicas, como por exemplo, análise de indicadores que auxiliem na identificação de aspectos importantes para o SRI. Considerando o horizonte temporal da pesquisa, periodicamente serão realizadas reuniões com a equipe do projeto, incluindo estudantes de iniciação científica e estudantes que desenvolverão trabalhos de conclusão de curso relacionados aos objetivos deste estudo, para definir e estruturar os marcos anuais e os procedimentos que serão adotados para atingir os resultados esperados. Espera-se que este estudo e os planos de trabalho dele derivados (iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso) forneçam uma análise diagnóstica e propositiva que contribua para o desenvolvimento do Sistema Regional de Inovação do Cone-Sul/MS. Considerando-se os objetivos específicos deste estudo, além do escopo macroestrutural (SRI), serão realizados estudos e pesquisas setoriais apresentando para a comunidade regional oportunidades para empreender e inovar na região, especialmente em Naviraí. Além disso, os estudos sobre características organizacionais relacionadas à gestão da inovação fornecerão subsídios para os gestores e tomadores de decisão das organizações promoverem o desenvolvimento de atividades inovativas nas empresas e instituições da região. Estes objetivos conectam-se com os projetos de ensino e disciplinas do curso de administração e também com projetos de extensão que serão desenvolvidos e articulados em conjunto com a pesquisa.


2020 – Atual – Business Intelligence: diagnósticos empresariais em Mato Grosso do Sul com o uso de modelos quantitativos de análise. Yasmin Gomes Casagranda. 

Resumo: Negócios são desenvolvidos a partir de informações sobre o mercado e sobre as diversas atividades econômicas. O objetivo do projeto é promover o uso de métodos quantitativos de análise para descrever modelos-base para a tomada de decisão empresarial. O uso de Business Intelligence, inteligência dos negócios, abrange dados coletados das organizações que são determinantes na formulação de diagnósticos para os níveis operacional, tático e estratégico da empresa. Para tanto, são utilizadas as categorias de BI como base de análise: organização, governança, infraestrutura, análise e gerenciamento de dados. A coleta de dados do mercado possibilitará a obtenção de informações sobre representatividade dos setores e das empresas e, portanto, a classificação das mesmas e inserção no estudo. Os problemas propostos serão descritos com vistas a determinar variáveis quantificáveis e a criação de modelo de análise para a criação de diagnósticos empresariais para auxilia na tomada de decisão organizacional. Pretende-se propor novos modelos mentais de gestão com o objetivo de servir de base para a criação de políticas e também para promover passos que resultem em mais eficiência das empresas e, consequentemente, crescimento econômico sustentado.


2019 – Atual – Gestão Inteligente de Propriedades Agropecuárias: Smart Farming no estado do Mato Grosso do Sul.. Victor Fraile Sordi.

Resumo: O Smart Farming (SF) é um novo conjunto de tecnologias que podem ser usadas para melhorar a tomada de decisões e a automação em atividades agrícolas. No Brasil apesar do recente e expressivo crescimento na oferta de soluções tecnológicas, a adoção pelos produtores ainda é incipiente. Sobretudo , pela falta de integração entre os sistemas e a educação e habilidades dos produtores e demais envolvidos. O Estado de Mato Grosso do Sul destaca-se em cenário nacional e internacional por meio do agronegócio. As cadeias de soja, milho, cana-de-açúcar, algodão e de ovinos resultam em elevado dinamismo para a economia sul-mato-grossense e alta competitividade em âmbito nacional, sendo responsáveis por mais de 90 % das exportações do estado. No entanto, pouco se sabe sobre a utilização de tecnologias digitais e de gestão inteligente na região e qual a perspectiva dos produtores em relação a essas tecnologias. Dessa maneira, este projeto de pesquisa visa identificar, sob a ótica dos produtores agropecuários sul-mato-grossenses, quais são os fatores envolvidos na adoção ou não adoção de tecnologias de Smart Farming no estado e como esses fatores se relacionam. Os resultados esperados podem possibilitar aos órgãos, entidades e organizações interessadas subsídios para ações que fomentem o desenvolvimento dessas atividades.

2017/2021 –Transformação e Inovação Organizacional: Análise das potencialidades de desenvolvimento regional no estado de Mato grosso do Sul. Marcelo da Silva Mello Dockhorn/Marco Antonio Costa da Silva. 

Resumo: O desenvolvimento local/regional é entendido como um processo de incremento da atividade econômica e avanço social. Situação em que é propiciado o aproveitamento eficiente dos recursos endógenos acessíveis, tangíveis ou não, em uma região definida. O presente projeto visa compreender as potencialidades de desenvolvimento local de Naviraí-MS e região. Os resultados que venham a ser eventualmente encontrados podem servir de bases para o aprimoramento das especificidades de ensino, políticas públicas e ações empresariais. Para tanto pretende-se conhecer: os índices de desenvolvimento humano, as características socioeconômicas e o perfil das organizações públicas e privadas da região. A metodologia a ser adotada parte de um levantamento com dados secundários para conhecer o panorama humano, social, econômico e organizacional.


2017/2019 – Desenvolvimento Local: análise das potencialidades de Naviraí-MS e Região. Marcelo da Silva Mello Dockhorn. 

Resumo: O desenvolvimento local/regional é entendido como um processo de incremento da atividade econômica e avanço social. Situação em que é propiciado o aproveitamento eficiente dos recursos endógenos acessíveis, tangíveis ou não, em uma região definida. O presente projeto visa compreender as potencialidades de desenvolvimento local de Naviraí-MS e região. Os resultados que venham a ser eventualmente encontrados podem servir de bases para o aprimoramento das especificidades de ensino, políticas públicas e ações empresariais. Para tanto pretende-se conhecer: os índices de desenvolvimento humano, as características socioeconômicas e o perfil das organizações públicas e privadas da região. A metodologia a ser adotada parte de um levantamento com dados secundários para conhecer o panorama humano, social, econômico e organizacional.


2016/2019 – ESTRUTURAS DE GOVERNANÇA E CAPITAL SOCIAL NA NETCHAIN: estudo das relações de troca entre produtores e compradores no sistema de carne bovina diferenciada no Estado do Paraná. Jaiane Aparecida Pereira.

Resumo: A coordenação de sistemas agroindustriais (SAGs) tem sido amplamente discutida tendo em vista a importância da distribuição de valor e da eficiência para sustentação de determinada cadeia produtiva. O caso da carne bovina brasileira é peculiar, pois existem menos relações contratuais formais do que em outros sistemas, resultando em conflitos frequentes entre produtores e processadores. Aliado a isso, soma-se as crises de sanidade na cadeia e o aumento da demanda por produtos de qualidade, seguindo padrões de exigências internacionais, culminando então no surgimento de esforços de diferenciação como as carnes nobres ou diferenciadas. No estado do Paraná, esses esforços resultaram na criação de arranjos entre pecuaristas. De forma preliminar, observa-se que esses arranjos possuem características distintas, envolvendo transações específicas, nas quais o capital social aparece como um fator importante. Devido a esse panorama, o objetivo do trabalho é analisar como os atributos, as dimensões e o capital social presente nos arranjos afetam as relações de troca entre produtores e compradores e as estruturas de governança no sistema de carne bovina diferenciada no Estado do Paraná. Para atingir esse objetivo, o referencial teórico abrange discussões sobre a Nova Economia Institucional, mais especificamente Economia dos Custos de Transação e Economia dos Custos de Mensuração; e Nova Sociologia Econômica, com foco no capital social.