Projetos de Cultura – ADM/CPNV

Conheça os Projetos de Cultura dos professores e acadêmicos do

curso de Administração do CPNV. 

2020 – Mentes Libertas em Corpos Inquietos – Edição 4. Coordenadora: Sibelly Resch. Fomento: PROECE/UFMS. Bolsista: Carlos Henrique Mello Bernegossi.

Resumo: O projeto Mentes Libertas em Corpos Inquietos é realizado desde 2017 no Campus de Naviraí. No ano de 2020, considerando o Plano de Biossegurança do Campus de Naviraí em razão da COVID-19, as atividades foram desenvolvidas mediadas pelas tecnologias (encontros pelo google meet). Analisando as possibilidades e o perfil do corpo discente do CPNV, que a partir deste ano conta também com estudantes de Arquitetura e Urbanismo, optou-se por focalizar o projeto em cinema e fotografia, no intuito de potencializar tanto uma atividade já realizada pelo projeto nos últimos três anos, quanto de articular teorias e práticas vinculadas ao novo curso do CPNV. O objetivo do projeto Mentes Libertas em Corpos Inquietos foi ampliar o conhecimento dos discentes do CPNV sobre fotografia e cinema, estimulando o desenvolvimento de um processo reflexivo sobre estes dois formatos de produção cultural não apenas em seus argumentos e símbolos estéticos, como também nos aspectos formais e técnicos. Buscou contribuir tanto para o desenvolvimento da produção cultural na região de Naviraí, quanto para a formação dos discentes dos cursos do CPNV e de outras unidades da UFMS, bem como do público externo que participou das atividades. Os objetivos específicos foram: a) Desenvolver e aplicar conhecimento sobre técnicas de fotografia; b) Fortalecer o papel da fotografia enquanto ferramenta documental; c) Ter noção das principais técnicas cinematográficas; d) Distinguir os gêneros cinematográficos; e) Refletir sobre a aplicação das técnicas cinematográficas em filmes de ficção. Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas oficinas sobre cinema e fotografia, indicação de filmes para que os participantes assistirem em plataforma gratuita e discussão sobre os filmes. Foi realizada a 4° edição do Concurso de Fotografia com o tema “Perspectivas Cotidianas”, resultando em 84 fotografias de autores e diferentes locais do Brasil. O projeto contribuiu para o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4: Educação de Qualidade. Por meio das oficinas, estudantes da UFMS e comunidade externa puderam adquirir conhecimento sobre cinema e fotografia, ampliando seu capital cultural.


2019 – Mentes Libertas em Corpos Inquietos – Edição 3. Coordenadora: Sibelly Resch. Fomento: PROECE/UFMS.

Resumo: O projeto Mentes Libertas em Corpos Inquietos está em sua terceira edição, tendo como objetivo o desenvolvimento de atividades culturais no Câmpus de Naviraí visando contribuir com a formação do capital cultural dos discentes, desenvolvendo aspectos cognitivos, estéticos e emocionais na comunidade interna do CPNV. Em 2019, delimitou-se que o projeto atuará especialmente na criação de instalações. Para tanto, delimitou-se como objetivos específicos: a) construir um panorama teórico sobre as instalações e as artes visuais; b) realizar oficinas sobre instalação e criação de obra de arte; c) criar, planejar e desenvolver instalações mensais no CPNV. A meta do projeto é realizar quatro oficinas (agosto, setembro, outubro e novembro de 2019), abordando os seguintes temas: arte conceitual; arte processual e o fluxus; arte povera e o neoconcretismo; perfomance-instalação. Além das atividades planejadas para serem realizadas por acadêmico bolsista, poderão ser desenvolvidas outras atividades pelo grupo de discentes voluntários, tais como: oficinas (corpo, voz, fotografia, elaboração de roteiro, criação de animação, entre outras), participação dos acadêmicos no Festival Internacional de Teatro de Dourados (FIT), realização do III Edição do Concurso Fotográfico – Um olhar sobre Naviraí; desenvolvimento de intervenções esporádicas no CPNV, conforme disponibilidade e interesse do grupo. Espera-se que as ações desenvolvidas contribuam com a formação integral dos acadêmicos do CPNV, proporcionando-lhes maior proximidade com as artes visuais. O projeto contribui para o objetivo 4 – Educação de Qualidade dos objetivos do desenvolvimento sustentável.


2018 – Mentes Libertas em Corpos Inquietos – Edição 2. Coordenadora: Sibelly Resch. Fomento: PROECE/UFMS.

Resumo: O Grupo Mentes Libertas em Corpos Inquietos tem como objetivo promover o desenvolvimento de atividades culturais no Câmpus de Naviraí, visando contribuir com a formação do capital cultural dos discentes, desenvolvendo aspectos cognitivos, estéticos e emocionais na comunidade interna do CPNV. Para o ano de 2018, estão previstos especificamente:a) Realizar leituras dramatizadas; b) Desenvolver intervenções artísticas (esquetes/peça de teatro/poesias/música/instalações); c) Exibir filmes e documentários. Os projetos dos cursos de Ciências Sociais, Pedagogia e Administração guiados pelo Projeto Pedagógico Institucional da UFMS (2009) e pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (2015/2019), preconizam a formação integral dos discentes, incluindo a sua formação cultural. Até 2017, não haviam atividades culturais desenvolvidas pelos acadêmicos no CPNV, restringindo-se os momentos culturais às atividades enviadas pela sede ou desenvolvidos em sala de aula, numa perspectiva pedagógica. O grupo foi criado em 2017, tendo como objetivo ampliar as possibilidades de atividades culturais no âmbito do CPNV. Cabe ressaltar que a cidade de Naviraí não possui equipamentos culturais, tais como teatros, cinemas, salas de música, entre outros. Os eventos culturais no município são parcos. Nesse cenário, as possibilidades de atividades culturais são reduzidas, seja no âmbito da universidade, seja no âmbito do município. Com o desenvolvimento das atividades propostas no projeto, espera-se que os estudantes do campus, público-alvo prioritário do projeto, desenvolvam não somente aspectos estéticos, mas também cognitivos e emocionais. A perspectiva teórico-metodológica adotada pressupõe que as atividades propostas contribuirão para a formação integral, com a ampliação de sua consciência social e formação cidadã.

 


2017 – Mentes Libertas em Corpos Inquietos – Edição 1. Coordenadora: Sibelly Resch. Fomento: PROECE/UFMS. Bolsista: Leticia Maria dos Santos e Francielly Sanabria Nascimbene.

Resumo: A presente proposta tem como objetivo geral desenvolver atividades culturais no CPNV visando aprimorar competências de comunicação e relação interpessoal nos participantes e promover espaços de reflexão sobre problemas contemporâneos para a comunidade acadêmica do CPNV, visando sua formação integral. Para atender a esse objetivo, delimitaram-se como objetivos específicos: criar um grupo de teatro no CPNV; realizar intervenções artísticas nos intervalos de aulas no CPNV; realizar intervenções artísticas em espaços do município; realizar um sarau literário; realizar apresentações de teatro. A equipe do projeto será formada pela coordenadora e por discentes voluntários e possíveis bolsistas. A proposta justifica-se pela ausência de atividades culturais contínuas no CPNV, considerando que essas estão previstas nos projetos pedagógicos dos três cursos oferecidos no câmpus (Administração, Ciências Sociais e Pedagogia), como uma das dimensões formativas dos discentes. Estão previstas atividades semanais que incluem exercícios de técnicas teatrais (expressão corporal, expressão vocal, improviso, entre outras), leituras, discussões, planejamentos e ensaios, além das apresentações. O projeto visa contribuir com o desenvolvimento de competências para os participantes do grupo, bem como, promover a reflexão de temas contemporâneos dos discentes e munícipes do CPNV por meio da arte.