Vem pra UFMS apresenta cursos de Ciências Sociais e Exatas na próxima semana

Conhecer a UFMS e seus cursos, apresentados pelos próprios professores da Instituição, é uma oportunidade ímpar que o Programa Vem pra UFMS oferece aos Alunos do Ensino Médio a partir de uma série de lives iniciadas esta semana e transmitidas pelo Youtube no canal da Coordenadoria de Escola de Extensão UFMS.

A próxima live será realizada nesta terça-feira (7) com a área de Ciências Sociais. A Série foi aberta no dia 30 de junho com cursos de Ciências Biológicas e da Saúde.

Coordenadora do curso de Farmácia, a professora Thalita Bachelli Riul foi uma das painelistas da live do dia 30. Iniciou sua fala explicando que o curso de Ciências Farmacêuticas foi um dos pioneiros em Campo Grande, tendo sido criado com o curso de Odontologia em 1962. É um curso do tipo bacharelado, com cinco anos de duração, oferecido na modalidade presencial em período integral.

“Podemos dizer que o farmacêutico é o profissional do medicamento. Conhece, estuda e pode atuar em todos os passos para o desenvolvimento do medicamento, desde o início da pesquisa de novas moléculas, em plantas ou em sínteses, até o desenvolvimento de pesquisas para ver como e onde o fármaco vai atuar e como pode ser veiculado e os efeitos que isso vai causar depois, quantas vezes ao dia deve ser tomado, parte de registro, entre uma série de outras ações”, expõe.

Já no dia 2 de julho, na Live dos cursos de Ciências Humanas, a professora Cristina Agostini, do curso de Filosofia, explicou que “o fundamento de uma análise filosófica do pensamento se faz justamente com muito querer, com muita amizade, com muito respeito pelo outro e por isso que a Filosofia é esse amor pelo saber, a amizade pelo conhecimento, algo muito caro, muito valoroso, que não pode ser apresentado de qualquer forma”.

Único curso de filosofia numa universidade pública no estado, o da Faculdade de Ciências Humanas (Fach) tem hoje onze docentes em regime de dedicação exclusiva para o ensino, pesquisa e extensão. Ofertado como licenciatura, existe projeto para se implantar em 2021 o bacharelado.

“Essa série de lives é denominada Vem pra UFMS 2.0, e é uma oportunidade para os alunos baterem um papo com os professores dos cursos e também seus coordenadores. Os interessados vão conhecer um pouco mais das disciplinas dos cursos, conhecer as especificidades de cada um deles, tirar dúvidas, então é um momento bem interativo e também rico em imagens – fotos e vídeos – para os futuros alunos da UFMS se aproximarem do que irão encontrar aqui”, explica a coordenadora do programa, professora Caroline Pauletto Spanhol Finocchio.

Todas as lives serão gravadas no canal no Youtube. Para a coordenadora, não é possível transmitir com as lives a mesma atmosfera de uma visita presencial, mas a proposta é ao menos tentar aproximar esses estudantes da realidade universitária. “E assim que tudo passar vamos reabrir a agenda para as visitas monitoradas de forma que possam experienciar o ambiente da UFMS. Queremos que os estudantes se imaginem nos espaços da UFMS, frequentando nossos cursos”, afirma Caroline.

No ano passado, foram feitas visitas monitoradas de escolas à Universidade, que recepcionou 531 estudantes de Campo Grande e de outras cidades do estado. Eles conheceram diversas unidades da UFMS, como laboratórios, museus e biblioteca.

A ideia é, por meio das lives, contemplar todos os cursos da Cidade Universitária e dos demais câmpus da UFMS, apresentando o que oferecem, suas disciplinas e estrutura. Os cursos não apresentados nessa primeira agenda serão contactados na segunda edição.

Essa etapa de lives se encerra no dia 14 de julho com a presença do pró-reitor de Graduação, professor Ruy Caetano Correa Filho, que irá falar um pouco sobre o Vestibular UFMS, PASSE e Enem, com foco nos processos.

Veja aqui a programação das próximas lives:

07/07 – Ciências Sociais: https://www.youtube.com/watch?v=AXOrUik3xyY

09/07 – Ciências Exatas: https://www.youtube.com/watch?v=ELYLvziG3Y8