Naviraí terá especialização em Ensino de Sociologia

O Conselho Universitário aprovou a oferta da especialização em Ensino de Sociologia no campus de Naviraí. O curso tem previsão para o segundo semestre de 2020 e será desenvolvido na modalidade a distância, com polos em Aparecida do Taboado, Campo Grande, Coxim, Naviraí, Paranaíba e Três Lagoas.

A realização da especialização foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), contará com o apoio da Secretaria de Educação a Distância (Sead) da UFMS e será desenvolvida em rede pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Poderão participar pessoas com diploma de curso superior, com formação em área afim às Ciências Humanas e Sociais.

O objetivo é contemplar professores que atuam ou desejam atuar com o ensino de Sociologia na educação básica. Para o secretário especial de Educação a Distância, Hércules Sandim “é muito importante garantir novas oportunidades de formação continuada para professores da rede de educação básica em diversos municípios do estado de Mato Grosso do Sul”.

O professor Aldenor da Silva Ferreira, da comissão especial do curso de especialização explicou que a formação irá capacitar os licenciados e/ou bacharelados nas principais questões conceituais referentes ao conteúdo das Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia e Ciência Política; e suas metodologias de ensino. “O intuito é instrumentalizar esses professores para construírem respostas aos desafios colocados na atualidade para a área, oferecendo contribuições teórico-metodológicas que propiciem um ensino de Sociologia dinâmico, interativo e pautado no diálogo entre aluno e professor sobre a área de conhecimento, a escola e a sociedade atual”.

O diretor do campus de Naviraí, Daniel Henrique Lopes disse que a proposta foi apresentada em 2018 e, desde então, vem sendo planejada pelos servidores docentes e técnico-administrativos. “Com o curso, vamos expandir a nossa experiência em formação inicial de professores, contribuindo de forma mais significativa para a formação continuada de docentes da educação básica do estado. As expectativas são as melhores possíveis, pois a especialização contribuirá para a ressignificação da prática docente, por meio de conteúdos e novas metodologias, bem como em maior envolvimento dos estudantes com as aulas que serão ministradas pelos egressos do curso”, disse.

De acordo com o professor Aldenor, os conhecimentos e habilidades que os participantes irão adquirir com a especialização são: a capacidade de desenvolver metodologias dinâmicas, interativas e dialógicas para o ensino de Sociologia na educação básica; a capacidade de promover reflexões sobre as mudanças estruturais das condições sociais, econômicas e políticas da sociedade; condições de articular conhecimentos acadêmicos e conhecimentos práticos a partir das experiências vivenciadas pelos professores em sala de aula, dentre outros.

A Especialização em Ensino de Sociologia tem previsão para o segundo semestre de 2020. Mais informações sobre o curso e sobre a abertura de inscrições devem ser divulgadas em breve. O e-mail para contato é ensinosocio.cpnv@ufms.br.

Texto: Ariane Comineti e Adolpho Nilson Prado – estagiário da Agecom no campus de Naviraí