Mini Reunião Anual Virtual da SBPC começou neste domingo

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) dá início à sua Mini Reunião Anual Virtual, que será realizada entre os dias 12 e 24 de julho. A Sessão de Abertura ocorreu das 18h30 às 20h (horário de Brasília), com acesso gratuito e livre pelo site e mídias sociais da instituição. O evento será uma forma de marcar a data de realização do maior evento científico da América Latina, geralmente agendado para o mês de julho, que teve de ser adiado devido à pandemia do novo coronavírus.

A Reunião Anual da SBPC é realizada ininterruptamente desde 1949 e a sua 72ª edição, que aconteceria de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, ainda não tem uma nova data definida. Para não passar este mês em branco, a organização da SBPC optou por preparar um evento voltado para o debate da ciência, tecnologia e inovação em uma versão reduzida e on-line com conferências, painéis e WEBminicursos.

Para o professor e chefe da Coordenadoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Além-Mar Gonçalves, a reunião é histórica e não poderia deixar de acontecer neste ano. Além de que, um evento presencial vai de encontro ao que a ciência recomenda em relação às medidas de prevenção a Covid-19.  “A mesma ciência que nos diz para ficar em casa também nos deu as ferramentas para permanecermos em contato. E dessa forma, não se poderia deixar passar em branco este evento em 2020”. O professor participou como membro da organização da 71ª Reunião Anual da SBPC, realizada na UFMS em 2019, e acredita na importância do evento para a divulgação da ciência. “Mesmo que ocorram de maneira on-line esses eventos são extremamente importantes para mostrar para a população a importância da ciência e da pesquisa científica”, complementa.

Assim como a Sessão de Abertura, as conferências e painéis serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube e perfil no Facebook da SBPC, entre os dias 13 e 17 de julho, de forma gratuita e sem a necessidade de inscrição prévia.  Os assuntos debatidos abrangem desde a pandemia da Covid-19 até o momento social e político do país como, por exemplo, com a conferência “A pandemia, a saúde dos brasileiros e o SUS”, realizada pelo médico Dráuzio Varella, e o painel “A situação da CT&I no Brasil”, coordenado pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, e participação de Pedro Wongtschowski (MEI), o deputado Alessandro Molon (CD), Sergio Machado Rezende (UFPE) e Fábio Guedes Gomes (Fapeal).

Ao todo serão 18 WEBMinicursos oferecidos por meio de videoaulas gravadas e disponibilizadas de 8 a 19 de julho para os inscritos, sendo a última realizada ao vivo, pela plataforma Zoom, em data agendada para entre os dias 20 e 24 de julho. No entanto, as inscrições para participação nos minicursos estão encerradas.

A programação completa do evento pode ser conferida em http://ra.sbpcnet.org.br/mini-ravirtual/.

Texto: Thayná Oliveira (com informações do Jornal da Ciência e site da Mini Reunião Anual Virtual)