Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia recebe inscrições

Estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos-administrativos e egressos têm até 11 de setembro para se inscreverem no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia. A premiação tem como objetivos incentivar e reconhecer pesquisas que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul e contribuir para o processo de integração regional, entre outros.

Podem participar pesquisadores residentes dos países membros ou associados ao Mercosul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os interessados poderão se inscrever individualmente ou em grupo, conforme as categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Integração.

As premiações são em dinheiro e os valores variam podendo ser de R$8.000,00 a até R$40.000,00. Todos os trabalhos premiados também são publicados em livro.

“Esta é uma iniciativa bastante importante, pois promove o reconhecimento dos novos talentos e de pessoas que desenvolvem maneiras científicas de melhorar a qualidade de vida. E o tema desta edição ‘Inteligência artificial’ é extremamente abrangente, aborda algo que está cada vez mais presente no nosso dia a dia”, apontou o chefe da coordenadoria de Pós-graduação da Universidade, Além-Mar Bernardes Gonçalves.

O tema deverá ser abordado em uma das seguintes linhas de pesquisa: Inteligência Artificial e Internet das Coisas; Inteligência Artificial e Ambiente Rural; Inteligência Artificial e Saúde; Inteligência Artificial e Cidades; Inteligência Artificial e Indústria; e Ética e Inteligência Artificial.

A iniciativa é da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados ao MERCOSUL. O Prêmio é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações podem ser obtidas no site: www.premiomercosul.cnpq.br.

Texto: Ariane Comineti