Aula inaugural marca o início do curso de Especialização em Ensino de Sociologia na UFMS

Neste sábado (19/09), foi realizada a Aula inaugural do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Sociologia, ofertado pelo Câmpus de Naviraí, na modalidade a distância, oriundo da parceria entre a UFMS e a Capes, via Universidade Aberta do Brasil (UAB). A atividade marca o início o curso que conta com 180 estudantes de vários estados brasileiros matriculados.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo Coordenador da Especialização, Aldenor da Silva Ferreira, e estiveram presentes o Reitor da UFMS, Marcelo Augusto Santos Turine, o Diretor do Câmpus de Naviraí, Daniel Henrique Lopes, a Coordenadora do Curso de Ciências Sociais do CPNV, Telma Romilda Duarte Vaz e o Secretário Especial de Educação à Distância, Hercules da Costa Sandim. A atividade foi transmitida ao vivo pelo canal da SEAD/UFMS no Youtube e pode ser acompanhada pelos estudantes e professores do curso.

A Aula inaugural foi ministrada pela professora Ileizi Luciana Fiorelli Silva, da Universidade Estadual de Londrina, que abordou “A Sociologia na Educação Básica nos anos 2000”. Além de tratar sobre as dimensões históricas e conceituais da área, trouxe reflexões sobre o campo de ensino da Sociologia no Brasil, sobretudo no momento de crise política e social enfrentado pelo país, destacando problemas atuais e urgentes, como a condução governamental frente à pandemia do novo coronavírus e o tratamento a questões ambientais, como o incêndio no Pantanal noticiado nos últimos dias.

Os participantes puderam refletir sobre um diagnóstico conjuntural para o professor que atua no ensino de Sociologia, em um cenário que, embora difícil, aponta um caminho de luta e resistência em busca de uma educação de qualidade. Professora Ileizi Silva ainda propôs caminhos para a pesquisa a ser realizada nas monografias, parcerias futuras e valorizou a iniciativa do curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Câmpus de Naviraí.

A Aula inaugural está disponível no link https://youtu.be/bepTfPruNn4 acessível em Libras, em tradução realizada pelo intérprete Joclar Prado Costa.

Texto: Felipe Silva Vedovoto, com informações de Tatiana Braz Ribeiral.