Inscrições abertas para edição de férias do curso MS Word para Acadêmicos

Até dia 7 de dezembro estão abertas as inscrições para interessados em participar do curso MS Word para Acadêmicos. “Os desafios de um estudante ao ingressar em cursos de graduação ou pós-graduação são muitos. Entre eles, está o de formatar trabalhos acadêmicos que obedecem a critérios específicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Para auxiliar os estudantes da UFMS e de outras instituições de ensino oferecemos esse curso”, explica Eduardo Figueiredo, servidor da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead) e doutor em Educação, com ênfase em tecnologias educacionais.

De acordo com Eduardo, mais de 3, 3 mil pessoas participaram das duas edições oferecidas neste ano. “Há quase 30 anos tenho ministrado oficinas na Universidade sobre o MS Word em diversos cursos. A maioria dos recursos para a formatação acadêmica já existem desde as primeiras versões do programa. O MS Word é aparentemente intuitivo, mas não tanto assim. A interface inaugurada em 2007 ajudou a popularizar os estilos, que ficaram mais visíveis ao usuário, porém, mesmo assim, são pouco aproveitados”, destaca Eduardo.

Do total de inscritos nas duas edições, 69,9% é integrado por acadêmicos da UFMS. “Temos participação de 27,8% que não pertencem à comunidade acadêmica da Universidade. A maioria tem ensino superior incompleto, 58,9%, mas há também inscritos que estão cursando pós-graduação. Cerca de 70% já tinha conhecimentos prévios em Word e quase 60% procuraram o curso pela necessidade de produzir documento acadêmico próprio”, comenta Figueiredo.

Durante o curso, são ensinadas técnicas de formatação de documentos impressos e digitais, seguindo as normas da ABNT. De acordo com Eduardo, o curso foi produzido em 2018 em caráter de teste para a plataforma Moodle da Sead. “Para produção do curso contamos com o apoio das equipes de produção audiovisual e de desenvolvimento da plataforma Moodle da Sead”, conta.

Eduardo explica que o curso, além de ensinar a utilização dos estilos, essenciais para a criação de sumários, também ensina a construir bibliografia, ou referências bibliográficas, de acordo com o padrão ABNT e de forma automática, uma vez que o MS Word possui um módulo construtor de bibliografias. “O grande pesadelo de estudantes, tanto da graduação como pós-graduação, é a construção das referências bibliográficas. Utilizando as técnicas ensinadas durante o curso, esse drama simplesmente desaparece. São muitas dicas interessantes que vão simplificar a construção dos documentos acadêmicos perfeitamente formatados no MS Word”, afirma Figueiredo.

Para participar é necessário efetuar inscrição gratuita, clicando aqui. Não há limite de vagas. O curso tem carga horária de 16 horas e ficará disponível no ambiente virtual entre 10 de dezembro de 2020 e 21 de janeiro de 2021. O estudante precisa, porém, ter computador ou equipamento eletrônico equivalente e acesso à internet para acompanhar as aulas. O curso será conduzido pela Divisão de Formação de Professores (Difor) e o certificado digital ao final das atividades será concedido pela Coordenadoria Escola de Extensão da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (CEE/Proece).

Mais informações e dúvidas

O curso integra uma das ações de extensão aprovadas no edital de projetos, ações e ideias de enfrentamento à Covid-19, lançado no início do ano pela UFMS. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails difor.proece@ufms.br ou word.para.academicos@gmail.com.

Texto: Vanessa Amin