Campus de Naviraí realiza colação de grau dos cursos de Administração, Ciências Sociais e Pedagogia

O Campus de Naviraí realizou hoje, 19, uma cerimônia virtual de colação de grau de graduação, licenciatura e bacharelado. Juntos, os cursos de Administração, Ciências Sociais e Pedagogia entregam à sociedade 70 profissionais formados em suas respectivas áreas.

A cientista social recém-formada, Aline Ledezma, explicou um pouco do sentimento dessa conquista. “Enfim chegou o nosso tão sonhado momento… Nossa colação de grau. Hoje é dia de agradecer a todos que nos incentivaram a chegar até aqui, passamos por muitos obstáculos, mas graças a Deus e alguns anjos que trilharam nosso caminho conseguimos chegar até aqui, hoje é só apenas uma das várias conquistas que teremos pela frente, sempre confiantes em um futuro melhor. Gratidão”.

Não só os estudantes comemoram a data especial, os professores do curso de Administração partilham da alegria da finalização dessa etapa na vida dos alunos. “O curso de Administração forma sua primeira turma em 2020. O sentimento de todo o corpo docente é de orgulho pelos cidadãos e profissionais formados. É uma turma que se dedicou ao curso, sempre dispostos a encarar os desafios propostos. A partir de agora, carregam a marca UFMS. Esperamos que façam a diferença contribuindo para a transformação da nossa sociedade, buscando a construção de uma cidade e de um país mais justo e melhor”. Nota dos professores do curso de Administração.

O mais novo administrador formado pela UFMS, Maurício Kubo, falou sobre o entusiasmo de fazer parte da primeira turma de Administração do CPNV. “Eu acho que a colação de grau é o ápice de um momento especial e de muita comemoração do formando na Universidade. Estou muito feliz com esse momento, é até difícil me expressar, porque foram tantas coisas boas que aconteceram nesses anos. Sou da primeira turma do curso de Administração e o início foi de muitos desafios, tudo muito novo: curso, professores e amigos. Posso dizer que o ano de 2020 foi ainda mais de desafios para acadêmicos e professores. Todos se reinventando e se adaptando a essa nova realidade. Hoje chegamos ao final. Quero agradecer a todos que participaram da nossa formação, de forma direta e indireta. Parabenizar a todos e desejar muito sucesso”.

O formando Thiago Brusarosco ressalta a diferença que o curso de Administração trouxe para a sua vida. “Entrar em Administração no CPNV representou a maior das mudanças em minha vida. Além da riqueza de conhecimento que adquiri, eu pude me desenvolver como pessoa. Acredito que a educação tem o potencial de mudar o mundo, e hoje sei que posso fazer parte disso”, afirmou.

Ivanete Martins, recém-formada em Pedagogia, contou um pouco do percurso traçado até aqui na sua trajetória dentro da UFMS. “Na minha caminhada passei por momentos em que pensei que não conseguiria, mesmo sabendo que seria um grande passo para minha trajetória e que me proporcionaria um crescimento imensurável”, relembrou. “Hoje posso dizer com a absoluta certeza que se fez necessário tudo o que vivenciei na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, acrescentando não somente saberes científicos, mas valores humanos, por isso deixo aqui o meu muito obrigada a cada um que de alguma maneira me fizeram crescer”.

A Coordenadora do curso de Ciências Sociais, professora Telma Romilda Duarte Vaz, prestou uma homenagem aos estudantes. “Vivemos tempos sombrios, tempos de ataques constantes à educação, à universidade, às Ciências Humanas. Sabemos que a sociologia é vidraça e o curso de Ciências Sociais um dos primeiros a ser atingido quando a democracia é ameaçada. Sabemos também que o curso de Ciências Sociais é, genuinamente, um curso voltado para a nossa cultura local, para os indígenas de nosso território, um curso que pensa a diversidade sexual, as relações raciais, as religiões, o trabalho, a política, a sociedade, a educação. O curso de Ciências Sociais do Campus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul é um curso de licenciatura e, portanto, vai além do tripé tradicionalmente formado pelas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política, porque também contempla a educação, é um curso de formação crítica, humana, política e ética. E é esse, portanto, o legado que as professoras e professores que atuaram e atuam neste curso deixa para a turma de 2017 que hoje cola grau com todas as honras e méritos de quem venceu os desafios impostos durante quatro anos de muitos estudos, trabalhos e sacrifícios, e que terminou em plena pandemia, com todas as intempéries que isso enseja, com esforços redobrados de todas as partes”, declarou.

“Como coordenadora falo não só em meu nome, mas em nome de todo o corpo docente do curso de Ciências Sociais. Deixamos nossa homenagem, nosso carinho e reconhecimento pela conquista de vocês. Sabemos que a luta foi árdua, mas que também foi prazerosa, pois só os bons sabem reconhecer o valor do suor e das lágrimas. A missão de vocês a partir hoje é fazer valer o verdadeiro significado de se tornar um(a) cientista social, um(a) sociólogo(a), é lutar sempre pela democracia, pela igualdade, pelo respeito às diferenças, pelo respeito ao meio ambiente, pelo fim de todas as formas de opressão e violências, dentre tantos outros valores que nos são tão caros e que representa cada um(a) de vocês que em 2017 entrou para o curso de Ciências Sociais. Parabéns por terem chegado até aqui e por saberem que a luta continua”, concluiu a coordenadora.

A cerimônia virtual foi transmitida pela pelo canal da TV UFMS no YouTube e contou com mais de 200 visualizações.

Texto: Julio Cezar dos Santos (estagiário da Agecom no CPNV)