Arquitetura e Urbanismo

O Curso de  Arquitetura  e  Urbanismo  tem  por  objetivo  a formação/educação de profissionais generalistas com postura ética, visão crítica, autonomia intelectual e conhecimentos atualizados para atuar na organização do ambiente construído em correspondência com as necessidades coletivas e individuais e com os condicionamentos do ambiente natural e construído. O Curso se desenvolve a partir de uma relação estreita e concomitante entre teoria e prática, em atividades individuais e em equipes, buscando utilizar as demandas atuais, bem como procurando simular as demandas futuras da sociedade, dos indivíduos e dos mercados de trabalho.

O mercado de trabalho tem demonstrado a necessidade de profissionais que estejam sintonizados com a realidade do exercício profissional. Esse perfil profissional orientado ao mercado subsidiou as informações para serem definidos os objetivos específicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo. O curso proporciona a formação do Profissional para atuação como Profissional liberal, em escritórios de projetos de arquitetura e de urbanismo, planejamento urbano e consultoria, construtoras, serviço público e magistério.

Por meio de inscrição pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU, a partir da nota do ENEM (http://sisu.mec.gov.br), pelo PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva da UFMS) https://ingresso.ufms.br/formas-de-ingresso/passe/ e por meio do vestibular interno da UFMS https://ingresso.ufms.br/formas-de-ingresso/vestibular/.

Início previsto para 2020, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMS, a depender da liberação de recursos orçamentários e financeiros do MEC

Telefone: (67) 3409-1496

E-mail: coordenação de curso: arqurb.cpnv@ufms.br

E-mail: Campus Universitário de Naviraí: adm.cpnv@ufms.br

 Coordenador de curso

Prof. Dr. Ramon Fortunato Gomes

Modalidade: Presencial

Titulação: Bacharelado

O Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo é entendido como um instrumento flexível que precisa ser constantemente revisado, propiciando que seus objetivos, marco teórico-prático e sua estrutura sejam reformulados sempre que necessário.

Elaborado conforme a Resolução nº 106, Coeg, de 4 de março de 2016, que aprova as Orientações Gerais para a Elaboração de Projeto Pedagógico de Curso de Graduação da UFMS.

PPC SISTEMA – 2020

A realização do estágio como parte das atividades discentes no Curso de Arquitetura e Urbanismo do CPNV está prevista em duas disciplinas: Estágio Obrigatório em Atividades Práticas Projetuais e Estágio Obrigatório em Atividades Práticas de Obra. De caráter obrigatório, as disciplinas consideram  a  legislação  pertinente, bem como os Regulamentos  de Estágio da UFMS, o Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo do CPNV e o Plano de Atividades de Estágio previsto pela Comissão de Estágio (COE). A responsabilidade pelo desenvolvimento das atividades de estágio é compartilhada entre o professor orientador do acadêmico, o profissional responsável pelo estagiário na organização e o próprio acadêmico, devidamente matriculado. O Estágio Obrigatório é um instrumento de iniciação profissional e de inserção do acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo do CPNV no mercado de trabalho.

REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

O Curso de Arquitetura e Urbanismo do CPNV, em conformidade com seu regulamento, determina que seus acadêmicos cumpram 85 horas de Atividades Complementares. O Curso privilegia um ensino humanista, baseado na formação pessoal, acadêmica e profissional. Considera em seu currículo as atividades extracurriculares que proporcionem o reconhecimento de habilidades e competências do corpo discente. O objetivo das Atividades Complementares é oferecer aos acadêmicos a possibilidade de buscar conhecimentos para além da formação básica oferecida, ampliando assim suas habilidades e competências.

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo do CPNV contempla o componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), entendida  aqui  como  um  conjunto  de  atividades  vinculadas à formação teórica e o início da vivência profissional, compilados em um trabalho de final do curso. Durante o TCC, é esperado que o aluno apresente domínio  do  objeto  de  estudo  (sob  a  forma  de  monografia, projeto, análise de casos, desempenho, produção artística, desenvolvimento de instrumentos, equipamentos, protótipos, entre outras, de acordo com a natureza da área e os fins do Curso) e capacidade de expressar-se lucidamente sobre ele. O Trabalho de Conclusão de Curso tem regulamentação específica, definida pelo Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Adalberto José Vilela Júnior

Graduação: Arquitetura e Urbanismo (Universidade de Brasília – UnB)

Mestrado: Arquitetura e Urbanismo. Área de concentração: Teoria, História e Crítica (Universidade de Brasília – UnB)

Doutorado: Arquitetura. Área de concentração: História e Teoria da Arquitetura (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique – ETH Zurich)

Currículo: http://lattes.cnpq.br/1150764822335504

E-mail: adalberto.vilela@ufms.br

Fone: 3409-1496

Alessandro Alves

Graduação: Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM)

Graduação: Engenharia Civil (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM)

Mestrado: Engenharia Civil. Área de Concentração: Construção Civil e Preservação Ambiental (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM)

Doutorado: Engenharia Civil  Área de Concentração: Construção Civil e Preservação Ambiental (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM)

Currículo: http://lattes.cnpq.br/3388028789681728

E-mail: alessandro.alves@ufms.br

Fone: 3409-1496

Anderson Dias de Almeida Proença

Graduação: Arquitetura e Urbanismo (Universidade Metodista de Piracicaba/SP).

Mestrado: em Urbanismo. Área de concentração: Arquitetura e Urbanismo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP)

Doutorado: em Urbanismo. Área de concentração: Arquitetura e Urbanismo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP)

Currículo: http://lattes.cnpq.br/0474150322668288

E-mail: a.dias@ufms.br

Fone: 3409-1496

Eleana Patta Flain

Graduação: Engenharia Civil (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM)

Mestrado: Engenharia de Construção Civil. Área de Concentração: Tecnologia de Processos Construtivos (Escola Politécnica da USP)

Doutorado: Arquitetura e Urbanismo. Área de Concentração: Projeto de Arquitetura e Urbanismo (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Currículo: http://lattes.cnpq.br/6983655417733780

E-mail: eleana.patta.flain@ufms.br

Fone: 3409-1496

Felipe Anitelli

Graduação: Centro Universitário Barão de Mauá

Mestrado: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (EESC-USP), área de concentração: Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo

Doutorado: Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (IAU-USP), área de concentração: Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo

Pós-Doutorado: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAU-USP), Departamento de Projeto.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/4756532167393423

E-mail: felipe.anitelli@ufms.br

Fone: 3409-1496

Heliana Maria Ceballos Aguilar

Graduação: Arquitetura e Urbanismo (Universidade Nacional de Colombia – Medellín)

Mestrado: Engenharia Elétrica. Área de concentração: Sistemas de Energia Elétrica (Universidade Federal do Pará).

Doutorado: Engenharia Elétrica. Área de concentração: Sistemas de Energia Elétrica (Universidade Federal do Pará).

Currículo: http://lattes.cnpq.br/1379972818456031

E-mail: heliana.ceballos@ufms.br

Fone: 3409-1496

Marcelo Carlucci

Graduação: Arquitetura e Urbanismo (EESC-USP).

Mestrado: Arquitetura e Urbanismo. Área de concentração: Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo ( IAU-USP).

Doutorado: Arquitetura e Urbanismo. Área de concentração: Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo (IAU-USP).

Currículo: http://lattes.cnpq.br/5012480667385885

E-mail: marcelo.carlucci@ufms.br

Fone: 3409-1496

Ramon Fortunato Gomes

Graduação: Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal Fluminense – UFF)

Mestrado: Engenharia Civil. Área de concentração: Gestão Produção e Qualidade (Universidade Federal Fluminense – UFF)

Doutorado: Arquitetura e Urbanismo. Área de concentração: Planejamento Urbano (Universidade de Brasília – UnB)

Currículo: http://lattes.cnpq.br/9735321570550620

E-mail: ramon.fortunato@ufms.br

Fone: 3409-1496

RESOLUÇÃO Nº 269, DE 1º DE AGOSTO DE 2013 – Regulamento Geral dos Cursos de Graduação Presenciais

Em formulação…


Projetos de Extensão

PROJETO Extensao UFMS

 

A UFMS, Campus Naviraí, através do Curso de Arquitetura e Urbanismo convida a comunidade do Ensino Fundamental/Médio e demais interessados em participar do Projeto de Extensão intitulado Divulgando a Arquitetura e Urbanismo nas escolas de Naviraí – MS aprovado por meio do EDITAL/PROECE/UFMS No. 77, de 8 de maio de 2020. 

Coordenação: Profa. Dra. Eleana Patta Flain

  1. Proposta

O objetivo do projeto é mostrar aos alunos de Ensino Fundamental e Médio a importância dos profissionais da área de arquitetura e urbanismo no desenvolvimento das cidades, assim como, apresentar o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Naviraí, em escolas públicas e privadas do município de Naviraí e região. Com a realização de encontros semanais com os professore da instituição o projeto cria a oportunidade para que que os alunos compreendam melhor o desenvolvimento das cidades e possam entender e conhecer as atribuições, competências e responsabilidades dos profissionais arquitetos e urbanistas, fazendo com que isso seja uma motivação para suas escolhas profissionais.

 

  1. O formato do evento

Devido ao momento atual de exceção e de acordo com o Plano de Biossegurança do Campus de Naviraí, CPNV, 2020 as atividades referentes ao projeto proposto serão realizadas por meio de plataformas digitais. Serão todas online e ocorrerão uma vez por mês. Com início previsto para o mês de agosto e término para dezembro de 2020. 

 

  1. Como participar

A participação é livre e gratuita, todas as informações e links de acesso as salas virtuais serão enviadas por e-mail, portanto é importante preencher o formulário de inscrição. Caso tenha interesse em participar o preenchimento da inscrição é obrigatória para gerar o certificado de participação:  https://forms.gle/qXpynMppsXr3yLUV8. Será fornecido certificado para o participante inscrito pelo formulário e que tenha participado de pelo menos 75% das atividades.

  1. Programação
Datas Tema Palestra Docentes Colaborador Horário
31/ago Que é Arquitetura e Urbanismo

Prof. Ramon Fortunato

Prof. Marcelo Carlucci

Profa. Eleana P.Flain Das 14h às 16h
28/set A história das cidades Prof. Adalberto Vilela Prof. Marcelo Carlucci Profa. Eleana P.Flain Das 14h às 16h
26/out

Conforto ambiental nas edificações e nas cidades

Formas de ingresso na UFMS

Prof. Alessandro Alves

Prof.a Heliana Ceballos

Prof. Felipe Vedovoto

Profa. Eleana P.Flain  Das 14h às 16h
23/nov Registros Urbanos

Prof. Ramon Fortunato

Prof. Anderson Proença

Prof. Marcelo Carlucci Das 14h às 16h
30/nov Estruturas da natureza e das cidades Profa. Eleana P.Flain Profa. Heliana Ceballos Das 14h às 16h

 

 

A coordenação poderá alterar a programação se necessário. Caso isso ocorra os participantes serão avisados.

 

Venham participar!

 

Para maiores informações:

email: arqescola.cpnv@ufms.br

ficha de inscrição: https://forms.gle/qXpynMppsXr3yLUV8

 

 
 
 

O Projeto de Extensão “Registros Urbanos por meio do Desenho de Observação” é uma iniciativa do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  Campus de Naviraí CPNV/UFMS, aprovado no edital PROECE/UFMS nº 43, de 10 de março de 2010.  A proposta de extensão consiste no desenvolvimento de técnicas e práticas de desenho de observação e registros dos espaços públicos e paisagens urbanas da cidade de Naviraí/MS. Além da proposta de integração do grupo e a troca de experiências pessoais, o projeto tem como objetivo desenvolver a prática do desenho livre de observação e a representação da cidade por meio de registros documentais pessoais. Prática que visa desenvolver o olhar sobre a paisagem urbana e vivenciar a cidade.

 

Considerando o momento atual de pandemia, e o Plano de Biossegurança do Campus de Naviraí/CPNV, todo o projeto e os encontros propostos serão realizados por meio de plataformas digitais. As informações e links de acesso as salas virtuais serão enviadas por e-mail, portanto é importante preencher o formulário de inscrição no link indicado abaixo:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflPQg8_3RUZRlLSQgUJSMyPeV8WmFJMObKv227vnIdmE-DYg/viewform?usp=sf_link

Se inscrevam e participem.

Venham desenhar conosco!

 
 

Projeto de Ensino de Graduação

Ensino Graduacao UFMS

 
 
 
Coordenadora Profa. Dra. Eleana Patta Flain
Data, Dia da Semana e Horário: 27 ago.; 24 set.; 29 out.; 26 nov. e 3 dez.; Quinta-feira, das 14h às 16h.
Evento Online
 
OBJETIVO GERAL
Apresentar a cidade de Naviraí-MS aos futuros arquitetos, ressaltando seus pontos turísticos, praças, marcos, edificações, comércio, entre outros, de maneira a auxiliá-los a formar um olhar crítico sobre a cidade, do ponto de vista da arquitetura e urbanismo. 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Entender a urbanidade da cidade de Naviraí;
2. Localizar as praças, os parques, tipos de vias, as edificações e demais elementos que compõem a cidade;
3. Identificar os principais aspectos positivos e ou negativos dos elementos do próprio entorno urbano;
4. Selecionar qualitativamente os elementos observados;
5. Propor melhorias do ponto de vista urbano e sustentável;
6. Gerar discussões críticas por meio de análises dos dados obtidos.Flyer – Um olhar arquitetonico sobre Naviraí 
 
 
 
Link para inscrição dos alunos de graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo:
 

 

Em Formulação…

 

Projetos de Iniciação Científica

A inexistência de um mapa acústico para o município de Naviraí ocasiona uma deficiência no planejamento urbano. Tal fato gera danos a população e em áreas ambientalmente sensíveis, seja pela dificuldade nas práticas projetuais, encontradas pelos profissionais da área de engenharia e arquitetura, como também os danos à saúde da população em geral. O objetivo geral do trabalho é analisar e estudar as atuais metodologias para a elaboração de mapas acústicos visando o melhor método aplicável a Naviraí. A metodologia a ser adotada contempla uma análise nos atuais sistemas existentes para elaboração de mapas acústicos, verificando assim, a melhor forma de aplicação para a cidade de Naviraí. Com o levantamento de dados obtidos através das diretrizes, será feito o Planejamento para Elaboração do Mapa Acústico de Naviraí-MS e também as medições em pontos-chaves em locais indicados pela metodologia escolhida, além da organização dos dados obtidos por setores. O produto final esperado será o planejamento de um mapa acústico para o Município de Naviraí e o início do desenvolvimento do mesmo, de forma que este estudo venha a servir como ferramenta para sua futura aplicação e ampliação, que as medições em pontos estratégicos sirvam para o controle do Plano Diretor e também como base para diretrizes que visem a melhoria do conforto ambiental urbano dos munícipes. Pretende-se também com esta proposta disponibilizar para a comunidade acadêmica as medições obtidas para que dessa forma possam ser feitas melhorias nas análises aplicadas no desenvolvimento das disciplinas de Projeto Arquitetônico e Projeto Urbanístico.