Banca de Projetos de Inovação

Postado por: Paulo Vinicius Furlan
No dia 29 de junho foi realizada a apresentação de jogos produzidos na disciplina de Gestão da Inovação do Curso de Administração do CPNV. A atividade de natureza extensionista tem como objetivo produzir material para utilização nas disciplinas de Empreendedorismo Social no Ensino Médio, presentes na Nova Base Curricular Comum (BNCC). 
A professora Sibelly Resch, responsável pela disciplina e também coordenadora do projeto de extensão Empregabilidade, Empreendedorismo e Desenvolvimento Profissional conta que está desenvolvendo uma ação do projeto em parceria com a Escola Estadual Presidente Medici de Naviraí. A partir de uma demanda da escola, estudantes e professores do Curso de Administração irão auxiliar na produção de materiais e na construção de uma sequência didático pedagógica para as disciplinas que são obrigatórias para os três anos de ensino médio nas escolas de autoria do MS. 
 
Neste semestre, os estudantes do 7° período produziram quatro jogos: a) ODS em Ação, um jogo de mímica, que tem como objetivo sensibilizar os estudantes para os problemas sociais e ambientais e relacioná-los com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; b) Empreendedorismo de Milhões, um jogo de tabuleiro que contempla situações que são vivenciadas por empreendedores e perguntas sobre assuntos relacionados à gestão de empresas, auxiliando no desenvolvimento de competências para empreender; c) Negócios de Valor é um jogo de cartas com casos de empreendedorismo social que possibilitam aos estudantes conhecerem empresas reais que atuam para minimizar problemas da sociedade; d) Escape Room Kaboom, um jogo para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, importantes para o desenvolvimento de uma cultura voltada à inovação.
 
Participaram da banca de avaliação dos projetos professores da Escola Presidente Medici (Deise, Damaris e Everton) que ministram aulas de empreendedorismo e professores do Curso de Administração do CPNV (Victor, Marcelo, Wesley, Jaiane, Paula), além da professora responsável pelos projetos. O trabalho que obteve a melhor avaliação pela banca recebeu como premiação uma luminária por integrante feita artesanalmente com madeira disponível no CPNV, isto porque a lâmpada é o principal símbolo quando o assunto é inovação.