Câmpus de Naviraí oferece vagas para PIBID e Residências Pedagógica nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais

Foram lançados nesta semana os Editais para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (Edital de Seleção (PROGRAD) nº 138/2020) e para o Programa de Residência Pedagógica – RP (Edital de Seleção (PROGRAD) nº 137/2020), da UFMS. O período de inscrições será de 09 a 19 de agosto de 2020, acessando os links:

– PIBID: https://pibid.ufms.br/inscricao/

– Residência Pedagógica: https://residenciapedagogica.ufms.br/inscricao-para-residencia-pedagogica/

O estudante deverá utilizar o Passaporte UFMS, dar concordância no Termo de Compromisso/Declaração constante na página de inscrição e anexar, em formato PDF, a cópia do Currículo, cadastrado na Plataforma Capes da Educação Básica, disponível no endereço eletrônico https://eb.capes.gov.br/portal/.

O Câmpus de Naviraí oferece vagas para os dois Programas conforme abaixo:

PIBID – Pedagogia: 20 vagas (16 bolsistas e 4 voluntários)

PIBID – Ciências Sociais/Sociologia: 10 vagas (8 bolsistas e 2 voluntários)

RP – Pedagogia: 10 vagas (8 bolsistas e 2 voluntários)

RP – Ciências Sociais/Sociologia: 10 vagas (8 bolsistas e 2 voluntários)

Os estudantes selecionados como bolsistas receberão o valor de R$ 400,00 mensais por um período de até 18 meses. Dentre as exigências, o estudante deverá:

– PIBID: Estar regularmente matriculado na primeira metade do curso de Licenciatura ao qual o subprojeto se refere, não tendo cumprido mais de 60% da carga horária total do Curso de Licenciatura que integra o projeto institucional de iniciação à docência; cumprir a carga horária de 32 horas mensais realizando as atividades planejadas pelo coordenador de área.

– RP: Ter cursado no mínimo 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período e atender ao Regulamento de Estágio de sua licenciatura no que diz respeito aos requisitos para desenvolver as atividades de estágio curricular; cumprir a carga horária mínima de 414 horas de Residência Pedagógica nos termos da Portaria/Capes nº 259/2020.

Sobre os programas:

O PIBID tem vigência de 18 meses. Tem como objetivo incentivar a formação de docentes; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da Rede Pública de Educação; incentivar escolas públicas de educação básica e contribuir para a articulação entre teoria e prática. Os estudantes são orientados por um Coordenador de Área na Universidade e um Professor Supervisor na Escola.

O Programa de Residência Pedagógica tem vigência de 18 meses com carga horária de 414 horas de atividades, divididas em 3 módulos. Nele, os estudantes são orientados por docentes da UFMS e atuam nas escolas-campo com acompanhamento de um professor da Educação Básica. Dentre os objetivos estão o aperfeiçoamento da formação dos estudantes dos cursos de licenciatura; a contribuição para dos diálogos sobre o estágio supervisionado; o fortalecimento da relação entre a UFMS e a Educação Básica; e a promoção/adequação dos currículos dos cursos de acordo com a BNCC.

EDITAL nº 137

EDITAL nº 138