Conteúdos, metodologias e práticas em Ciências na Educação Infantil
Conteúdos, metodologias e práticas em Ciências na Educação Infantil: entre saberes docentes e discentes.
Coordenador: prof. Klinger Teodoro Ciríaco.
Descrição: A presente ação de extensão tem como foco aprimorar os conteúdos, metodologias e práticas tanto de professores de Educação Infantil em exercício quanto de acadêmicos do curso de Pedagogia no que diz respeito aos conhecimentos que se constituem no instrumental básico para a docência em Ciências nas turmas de creche e pré-escola. Nesse sentido, nos validamos de encontros quinzenais/mensais com um grupo de cursistas com vistas à discussão de temáticas relevantes sobre os conteúdos de Ciências Naturais a serem abordados pela via da prática pedagógica na infância. Por fim, ao término da ação os professores e demais envolvidos na proposta precisarão apresentar um portfólio que conste relatos de práticas pedagógicas que envolveram as temáticas discutidas e aprimoradas ao longo do curso. Acreditamos que esse exercício fará com que os sujeitos se mobilizem com vistas a compreensão dos conteúdos de Ciências, bem como que tentem implementar em suas respectivas salas de aulas o que aprenderam ao longo do processo de formação continuada proporcionada pela inserção nessa ação extensionista.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação Infantil. Prática Pedagógica.
Carga horária: 100 horas
Período: Semestral.