Living Lab comemora quatro anos com ações on-line

Postado por: Paulo Vinicius Furlan

Laboratório de inovação criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso do Sul, em parceria com 42 instituições públicas e privada, o Living Lab celebra quatro anos de atuação com a realização de quatro ações on-line de 3 a 5 de junho.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, é um dos palestrantes convidados para o evento que será realizado ao vivo nos canais do Living Lab MS. “É muito bom celebrar essa iniciativa do Sebrae, que tem sido um parceiro estratégico para o incentivo à inovação e ao empreendedorismo. A experiência do Living Lab tem inspirado muitos jovens e toda a sociedade para o desenvolvimento das mais diversas ideias, soluções e projetos. Parabéns, Sebrae”, comemora Turine.

 

As comemorações começam no dia 3 de junho, das 16h às 18h, com o Webinar Inovação e Cenários para o Desenvolvimento da Sociedade, com a participação da Diretora do Sebrae/MS Maristela de Oliveira França e dos convidados Allan Costa, co-fundador da AAA Inovação, e Heloisa Menezes, executiva da Fundação Dom Cabral, que irão apresentar insights do que foi visto no evento internacional da Outthinker “Reimagine the future”.

Nos dias 4 e 5 acontecem as Mentorias Investimento e Marketing Digital. Também no dia 5 será realizado o painel “Um panorama de 4 anos do Living Lab MS”, às 16h, com o reitor Turine e o diretor-presidente da Fundect/MS, Marcio Pereira.

O diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, destaca que o Living Lab é um ambiente que surge para colaborar com a inovação do MS, juntando a iniciativa pública e privada para fazer o apoio ao pequeno empresário e a pessoa que tem ideia e quer trazer o novo, e que quer escalar.

“O projeto iniciou pensando em ser numa sala e inaugurou um andar e hoje já são dois andares e o desafio do ambiente maker a ser implantado. É todo um trabalho que fazemos de forma colaborativa e neste último painel teremos dois parceiros contando um pouco desta história”, expõe Cláudio.

Para se inscrever no encontro e conferir a programação completa é preciso acessar: https://participar.live/sebraems/.

Parceria

“Em geral, e quando se fala em inovação, a Academia é onde se forma o profissional e se forma conteúdo técnico desse profissional. Então, quando vamos falar em inovação, esse conteúdo e a formação dessa pessoa é essencial para o desdobramento de novas soluções, de novos produtos, seja via a pessoa que vai atuar como empreendedor ou à frente do projeto, seja na linha de pesquisa. E quando trazemos isso para um laboratório aberto como o Living Lab, potencializamos o desenvolvimento da aplicação dessa inovação como novos negócios, novas formas de prototipação dela. E o Living Lab surgiu com esse propósito de fazer a junção dos atores do ecossistema de inovação, para que fomentasse novos negócios como as Startups”, explica a gerente do Laboratório em Mato Grosso do Sul, Leandra Costa.

A UFMS é parceira do Sebrae no projeto Living Lab bem antes de sua concepção e tem sido atuante, segundo Leandra Costa, desde quando já havia uma pasta conjunta para pensar como levar a inovação além das organizações.

“Realizamos várias ações tanto dentro do Living Lab, como na UFMS, como o Start Up Weekend, Hackatons, Na SBPC alguns painéis, trazendo pessoas de fora para falar sobre o Living Lab, na Arena Game, durante a SBPC. É uma parceria em que temos excelentes resultados e possibilidade para alcançar muito mais”, completa a gerente do Laboratório.

Texto: Paula Pimenta