Câmpus de Naviraí articula discussão sobre consórcios públicos com 14 municípios do Conesul

O Câmpus de Naviraí (CPNV) realizou no dia 22 de novembro de 2018 uma mesa-redonda sobre as possibilidades de atuação conjunta por meio dos consórcios públicos. A atividade foi realizada durante o II Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN) e contou com mais de 60 pessoas dos 14 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (Conisul).

Com o objetivo de analisar possibilidades e ações para o desenvolvimento local e regional, a mesa-redonda foi mediada pelo professor da Escola de Administração e Negócios da UFMS, Prof. Élcio Gustavo Benini, e contou com a presença do Presidente do Consórcio Conisul e Prefeito de Japorã, Vanderlei Bispo e o Secretário Executivo do Consórcio, Walter da Silva.

Vanderlei Bispo ressaltou a importância do trabalho conjunto, considerando as especificidades dos municípios que compõem a região e os benefícios que a atuação consorciada poderá trazer para as gestões municipais. A Gerente de Educação do Município de Naviraí, Caroline Touro Beluque, representou o prefeito de Naviraí, José Izauri de Macedo na mesa-redonda, discutindo sobre a possibilidade de ampliar as parcerias entre os municípios em diferentes áreas, incluindo a educação.

Para contribuir com o debate e trazer novos olhares esteve presente também o Prof. Luis Paulo Bresciani, professor da Fundação Getúlio Vargas e do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Ex-Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Dentre os participantes estiveram presentes também a Gerente Técnica do Conisul, Edina Brindarolli e os representantes dos municípios como os prefeitos Rudi Paetzold (Coronel Sapucaia), Carlos Alberto Pelegrini (Tacuru) e os vice-prefeitos Valter Brito (Amambai), Adilton Massao Hara (Sete Quedas) e Rosária Luca Andrade (Mundo Novo).

Participaram da atividade diversos gerentes, secretários e chefes de Gabinete municipais como Ivan Dametto (Aral Moreira), Edivaldo José da Silva (Eldorado), Edson Palla (Iguatemi), Francisco Eurico Ribeiro (Itaquiraí), Fernando Vieira (Juti), Ana Paula Rocha, Milena Feuser, Fernando Kamitani (Naviraí) e Claudinei Orgado (Paranhos) representando o executivo, além de vereadores dos municípios.

Para a Profa. Sibelly Resch do Curso de Administração do Câmpus de Naviraí da UFMS, “a atividade foi um marco importante, reunimos o primeiro escalão de todos os municípios que compõem o consórcio, aproximando-os da Universidade e possibilitando a reflexão e a discussão sobre a atuação do consórcio na região”.

O Coordenador do Curso de Administração, Prof. Marco Antonio Costa da Silva, considera que “o encontro superou as expectativas iniciais e já temos algumas atividades que poderão ser desenvolvidas em conjunto com o consórcio, consolidando a missão da UFMS de geração e socialização do conhecimento, promovendo a inserção regional da instituição”.

Texto: Felipe Vedovoto