Curso de Administração do Campus de Naviraí apresenta diagnóstico à empresários do município

O Curso de Administração do Campus de Naviraí realizou nos dias 03 e 04 de dezembro de 2018 no Auditório do CPNV as apresentações do trabalho integrado de todas as disciplinas do 4° período do curso, atividade realizada durante o segundo semestre de 2018. O objetivo do trabalho foi desenvolver um diagnóstico das diferentes áreas organizacionais de empresas selecionadas e propor sugestões/soluções por meio do estabelecimento de um plano de ação. Cada grupo foi orientado por um professor do curso que acompanhou a relação com as empresas e o desenvolvimento das atividades. As empresas foram contatadas por meio de parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN).

O diagnóstico foi desenvolvido por meio de visitas para observação e diálogo com os gestores e funcionários das empresas, a partir de roteiro estruturado pelos docentes. Com o apoio dos docentes orientadores os grupos utilizaram as ferramentas de planejamento estratégico, tais como Análise SWOT e Matriz 5W2H para elaborar o trabalho, que foi apresentado às empresas nesta semana. Além da apresentação, cada grupo entregou um relatório executivo para a sua empresa pesquisada.

A Profa. Sibelly Resch, uma das idealizadoras da proposta, destaca que “o trabalho integrado coloca a interdisciplinaridade em prática e só foi possível sua realização pelo trabalho conjunto da equipe de professores”.  Já o Prof. Fábio da Silva Rodrigues, também propositor da atividade, enfatiza “o trabalho de caráter prático não é mais uma inovação, é uma condição para a formação qualificada dos estudantes”.

Para o acadêmico Joab Toral Pereira, a experiência “deu uma dose de realidade sobre o dia-a-dia da gestão empresarial, especialmente de supermercados, que foi o segmento em que atuamos. Foi uma experiência ímpar e grandiosa para o nosso aprendizado”. Adriana Moraes do Nascimento, também acadêmica do curso destacou que “o trabalho possibilitou a aplicação de ferramentas como a Matriz SWOT e a Matriz 5W2H a partir da realidade de uma construtora, desenvolvendo habilidades e competências necessárias ao administrador”.

O coordenador do Curso de Administração do CPNV, Prof. Marco Antonio Costa da Silva, apontou em todas as apresentações que “a atividade é extremamente valorosa para a formação dos estudantes e espera que as sugestões/soluções propostas possam contribuir com melhorias na gestão das empresas participantes, pois a universidade pública deve retornar para a sociedade os investimentos realizados”.