173 estudantes colam grau virtualmente e iniciam temporada de solenidades

Ontem, 13, foi realizada a primeira das oito cerimônias de colação de grau dos cursos de graduação programadas para acontecer nos próximos dias. Formaram-se 173 estudantes da Faculdade de Computação, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, e da Faculdade de Direito colaram grau e, por conta da Covid-19, a solenidade foi virtual e transmitida aos amigos e familiares por meio da TV UFMS.

“Em tempos conturbados como este longo ano que se passou, continuamos marchando ao longo desta jornada com foco, encontrando valores dos quais jamais iremos esquecer”, afirmou Felipe Chulli, orador da turma.

A professora Natalia Pompeu, diretora em exercício da Faculdade de Direito (Fadir), frisou a importância de comemorar a conquista da formação superior. “Esse é um momento de muita emoção pessoal e reconheço que todos aqui são vitoriosos por estarem concluindo o curso neste momento. (…) É uma situação atípica que marcará nossa história de vida e profissional, e portanto devemos celebrar de forma atípica e distante, mas devemos celebrar”, reforçou. “É uma grande satisfação ter trabalhado com vocês, ter sido professora da maioria de vocês, e eu espero que de 2021 para frente a gente só tenha mais motivos ainda para celebrar e comemorar ainda mais conquistas como esta, deste ‘peso e envergadura’”.

Já Irineu Sotoma, diretor em exercício da Faculdade de Computação (Facom), fez votos de ver os formandos novamente na Universidade. “Vocês superaram desafios inéditos desse contexto [pandemia] e concluíram os seus cursos. A Faculdade de Computação deseja a todos que continuem com esse espírito de superação, tanto na vida profissional que se inicia quanto nas suas vidas particulares. Esperamos revê-los na Facom em grandes conquistas, como pesquisadores, empreendedores e profissionais de excelência”.

O diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), Robert Schiaveto de Souza, disse estar se sentindo “extremamente feliz e orgulhoso nessa tarde especial de alegria, de vitória, e de sonhos finalmente realizados, e associo-me aos seus familiares e amigos na comemoração desta grande conquista que é o limiar de uma etapa importante de suas vidas: o exercício profissional. (…) Três sentimentos principais revelam o significado do ato que estamos realizando nesta cerimônia, um momento histórico, um valor agregado e uma missão sem fronteiras”.

A vice-reitora Camila Ítavo explicou que para os professores, dois momentos são muito especiais: a chegada e a partida dos estudantes. “A gente tem a certeza de hoje apresentar aos familiares de vocês e a sociedade profissionais tão competentes e maravilhosos”, elogiou. Ao agradecer os técnicos e professores dos cursos, ela ressaltou o esforço de todos pela continuidade das atividades, mesmo a distância. “Dentre as 69 universidades brasileiras,somente três concluíram o semestre letivo de 2020 e a UFMS é uma delas”.

“É um momento de felicidade para vocês e emoção para nós. Vocês são vitoriosos, estão chegando em janeiro de 2021 colando grau e a gente torce para que vocês brilhem na área profissional de vocês, essa é a nossa missão. (…) A gente tem um orgulho muito grande de participar de uma cerimônia onde nós temos 173 novos profissionais no mercado de trabalho”, relatou o reitor Marcelo Turine. “Não suspendemos nem um dia de aula, acho que alguns de vocês devem ter feito algumas provocações, [sentiram] medo, (…) mas é na união e nesse compartilhamento de ideias que a gente cria modelos de governança e de responsabilidade social e econômica no país”.

O reitor também destacou a importância da educação e da ciência. “Quero cumprimentar os familiares que estão nos assistindo por esse meio virtual por colocarem vocês no caminho da educação. A educação é o único caminho que vai fazer a redução das desigualdades e a ciência, junto da tecnologia e da inovação, é o único caminho que nós conseguimos dar condições de qualidade de vida para o nosso povo. Sem ciência não existem condições de se manter numa sociedade justa e igualitária”.

As colações de grau da graduação vão até 22 de janeiro e abrangem todas as unidades da Cidade Universitária e todos os câmpus. As solenidades dos cursos de residência e de pós-graduação stricto sensu ocorrerão em fevereiro e março. Veja o calendário dos eventos.

Texto: Leticia Bueno

Atenciosamente,