3ª Semana de Arquitetura e Urbanismo teve como tema “Cidades sustentáveis e Inclusivas no Mato Grosso do Sul”
A 3ª Semana de Arquitetura e Urbanismo do CPNV/UFMS teve como tema “Cidades sustentáveis e Inclusivas no Mato Grosso do Sul”. A semana começou no dia 08 de setembro no auditório do campus de Naviraí, com a abertura pela manhã e presença de autoridades como o Vice-Diretor do Campus Prof. Dr. Victor Fraile Sordi, a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo Profª Dra. Emeli Lalesca Aparecida da Guarda, o Gerente de Meio Ambiente João do Carmo Neves (Professor Chocolate), e o Arquiteto Urbanista Rodrigo Zanin, representando o Gerente de Obras Fabiano Costa. Durante o credenciamento os participantes puderam apreciar a exposição Naviraí Submersa: Provocações e Consciência entre o Projeto Arquitetônico e o Clima, organizada pela Profª Dra. Rafaella Estevão da Rocha.
Tivemos palestras importantes com o Arquiteto Urbanista Luis Eduardo Costa, com o tema “Cidades Resilientes e Habitáveis: A Imperatividade do Planejamento Urbano e Ambiental para o Clima em Mato Grosso do Sul” que trouxe discussões importantíssimas apresentadas na Conferência Internacional CAU 2025. Palestra com o Profº Dr. Julio Botega Coordenador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAENG/UFMS, e com o Profº Dr. Victor Fraile Sordi, sobre “Mitos e Verdades sobre empreender na Arquitetura”.
Nos dias 9 e 10 de setembro tivemos as palestras “Desafios da HIS no Brasil” com Prof. Dr. Marcelo Carlucci, e a palestra “Viagens de estudo: Madrid e Medellín” com os Prof. Dr. Ramon Fortunato Gomes e Prof. Dr. Ricardo Batista Bitencourt, além de workshops e minicursos ligados a temática da semana desenvolvidos pela Prof. Dra. Camila Amaro de Souza, Prof. Dr. Agnaldo Antonio dos Santos, pelas empresas Plazza Solaris e Flex – Danilo Gonçalves de Souza (engenheiro), Adam Sordi Maier (engenheiro) e Jorge Lucas Silva Sestari (técnico), e também pelo Engenheiro de Software Felipe Rodrigues Bom. Os alunos também mostraram seus talentos e ofereceram mini cursos em Fotografia, Modelagem 3D e Artesanato.
No dia 10 também aconteceu a competição de pontes de palitos, intitulada “ARQPONTE 2025”, houveram 7 equipes inscritas, foi realizado o teste de carga para o rompimento de cada uma delas, gerando muita ansiedade e emoção entre os nossos estudantes. A competição foi organizada pelos professores Dr. Gustavo Nunes, e Dra. Eleana Patta Flain.
O último dia, 11 de setembro foi marcado por diversas atividades, começando bem cedo com a Visita Técnica ao Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, atividade organizada pela professora Dra. Geovana Geloni Parra. Ao longo do dia também aconteceu a votação do Concurso de Logos do Curso, promovido pela professora Dra. Mariana Petruccelli Pires Watzel, e a noite o grande encerramento na Praça Sakae Kamitami, com a presença do Projeto Ciranda En’Arte realizando uma apresentação de dança com as componentes do grupo Arte que Alcança, com coreografia de Carine Marcial, além da Banda Acústicos e Subversivos. Na praça também aconteceu a premiação da Logo do Curso, do ARQPONTE 2025 e da melhor Fotografia do Workshop realizado pela aluna Celleny Nantes.