Projeto desenvolvido no Campus de Naviraí é publicado na 5ª edição da Revista Candil

“UFMS assume enfrentamento à Covid-19 com ciência, conhecimento e voluntariado” é o tema da reportagem abre da quinta edição da Revista Candil, publicação de divulgação científica da Universidade produzida pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), que já está disponível para leitura online.

A reportagem mostra que a Universidade abraçou diversas frentes com a participação engajada e voluntária de docentes, alunos e técnicos-administrativos, desde a produção de materiais de higienização e de prevenção à doença, a uma série de iniciativas em diversas áreas do conhecimento e que atendem demandas não somente da comunidade interna, mas do público em geral.

Na Entrevista desta edição, o professor Hércules da Costa Sandim, à frente da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead) desde junho de 2019, falou sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Universidade nesse período de estudos dirigidos.

A Revista traz ainda matérias de pesquisas sobre a saúde bucal no estado de Mato Grosso do Sul; Smart Farming; pedido de patente para produtos à base de proteína de insetos desenvolvidos na Esan, prática translíngue no ensino de ciências com estudantes surdos e conforto térmico em habitações com uso da borracha de pneu.

Os 50 anos do CPTL também são festejados em matéria, assim como a homenagem ao servidor Alberto Pontes Filho, há mais de 40 anos na Universidade e ao ex-reitor Jorge João Chacha.

Smart Farming

O projeto de pesquisa “Gestão Inteligente de Propriedades Agropecuárias: Smart Farming no estado do Mato Grosso do Sul.” do Núcleo de Pesquisa em Gestão, Desenvolvimento e Inovação (NGDI) e coordenado pelo Professor Victor Fraile Sordi do curso de Administração, investiga os fatores determinantes na adoção de tecnologias inteligentes na agricultura e pecuária do estado de Mato Grosso do Sul. Essas tecnologias já estão revolucionando o agronegócio mundial, tornando as fazendas mais eficientes, produtivas e sustentáveis. Por isso essas práticas necessitam ser popularizadas de maneira massificada conforme a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. O estudo também conta com a participação dos acadêmicos Pedro Eduardo Volpato Junior, Sara Cristiane Machado Vaz e Rogério da Silva Santa Ana.

Para acessar a edição e conferir todas as reportagens, clique aqui.

Texto: Paula Pimenta com adaptações de Adolpho Nilson Prado, Estagiário de Comunicação – AGECOM.