Projetos culturais de diversos câmpus são contemplados com recursos

Mais de 20 ações de cultura foram aprovadas para realização com fomento na UFMS em 2020. O resultado final da avaliação de mérito das propostas pode ser consultado neste link no site da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece).

As atividades atendem ao objetivo de incentivar a vivência artística no âmbito da Instituição, por meio de projetos e constituição de grupos estáveis de cultura. Segundo o pró-reitor Marcelo Fernandes o fomento permite que as potencialidades de todas as unidades aflorem e se desenvolvam nas mais diferentes manifestações como teatro, música, dança, literatura e atividades circenses, entre outras. “Entre os projetos aprovados estão desde grupos que já existem há algum tempo a novas propostas. Temos também o atendimento a culturas tradicionais do estado, com projetos de arte indígena e quilombola, entre outras”, disse. Dentre as várias ações selecionadas, duas delas são do Campus de Naviraí.

O projeto “Arte e resistência nos gêneros textuais conto, poema e letra de música”, coordenado pela Professora Telma Vaz, está em seu segundo ano, e tem como objetivo promover o desenvolvimento cultural por meio de atividades literárias voltadas para a temática da resistência.
Já o projeto “Mentes Libertas em Corpos Inquietos” existe desde 2017. Sob a Coordenação da Professora Sibelly Resch, a ação já realizou diversas atividades, que vão desde intervenções e oficinas de teatro até concursos de fotografia e instalações. Um dos principais desafios desta temporada, segundo a Professora Sibelly, foi adaptar o projeto à nova realidade trazida pela Pandemia, substituindo os encontros presenciais por atividades remotas utilizando recursos tecnológicos. “Com a colaboração do Professor Anderson Proença, a ação pretende explorar alguns aspectos mais técnicos do universo da fotografia e do cinema, que já foram explorados de forma menos aprofundada em edições anteriores do projeto”, destacou Sibelly.

Ao todo serão destinados às ações até R$ 140 mil reais, sendo R$ 100 mil para a concessão de bolsas a estudantes de graduação e R$ 40 mil para recursos de custeio.

Conforme o pró-reitor, cada coordenador irá verificar as condições de biossegurança da unidade para a realização do projeto, pois as realidades entre os municípios são distintas e também estão em constante modificação. Mas várias das propostas já preveem atividades virtuais e/ou a distância. “O interessante é que tenhamos essas realizações de cultura na Universidade. E a pró-reitoria está à disposição e em contato direto com os coordenadores, para o acompanhamento de todas as ações”, afirmou.

Texto: Ariane Comineti com adaptações de Adolpho Nilson Prado, Estagiário da Agecom no CPNV.