Representações sociais da comunidade escolar de Naviraí
Representações sociais da comunidade escolar de Naviraí – MS sobre a atuação de homens professores com crianças de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Coordenadora: profª. Josiane Peres Gonçalves.
O presente projeto caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, cuja natureza é um estudo de caso, envolvendo homens professores, diretores de escolas e representantes de famílias de instituições de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental de Naviraí – MS que tenham docentes do gênero masculino atuando com estes níveis de ensino. Tem como objetivos: a) Desenvolver estudos teóricos para melhor compreender os conceitos de representações sociais, educação e gênero, bem como estudos relativos a atuação de homens professores com crianças; b) Verificar quantos são os professores do gênero masculino que atuam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no município de Naviraí – MS; c) Identificar as representações sociais de alguns desses docentes acerca do trabalho educativo desenvolvido por homens com turmas de crianças; d) Analisar sobre as representações sociais que os diretores das escolas possuem sobre a atuação dos homens professores com crianças; e) Investigar sobre a atitude das famílias em relação a presença de homens professores que trabalham com turmas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Para a coleta de dados serão utilizadas entrevistas semiestruturadas, que serão gravadas, transcritas, sistematizadas e finalmente analisadas através da análise de conteúdo.