Projeto de Cultura Arte & Resistência falará de Resistência e Representatividade em sua terceira live

O projeto de cultura “Arte e Resistências nos gêneros textuais conto, poema e letra de música”, coordenado pela professora Drª Telma Vaz, que também é coordenadora do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí, apresentará nesta quarta-feira, 11 de novembro, às 18h (horário do MS), sua 3º live intitulada “Resistencia e Representatividade: cada um que conte sua história”, pautando a resistência da comunidade LGBTQIA+ a partir da arte e da história de resistências de artistas e intelectuais especialmente convidadas e convidados para este evento.

O encontro será mediado pelo professor Klinger Teodoro Ciriaco, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Klinger é mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, de Presidente Prudente, e pós-doutor em Psicologia da Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP de Bauru – SP.

O evento ainda terá participações especiais da artista Drag Paola, persona do maquiador JoãoDiCarvalho, de Bauru, que fará uma apresentação performática incluindo dança, música e coreografia, e do ator Willian Lansten, ativista e queerformer, formado em Artes Cênicas e pós-graduando em Gênero e Sexualidade. Em suas performances, o artista reflete sobre temáticas de superação, sexualidade, vivências pessoais e militância. Atualmente Lansten trabalha com o solo docudramático “Legado”, espetáculo que conta a história da cultura gay.

Integram a lista de convidados o professor e sociólogo Leonardo Alves, que participará da live abordando a histórica da literatura gay/homoerótica brasileira e apresentando o primeiro romance brasileiro da temática, com reflexões sobre as leituras contemporâneas em torno do tema; e Liria Rocha, representando o processo de transição das pessoas trans. “Liria Rocha é flor de pedra, efêmera e eterna, ambígua e distante do binário é artista do som, dos olhos, do corpo e do espírito”, como ela mesma se descreve. Desenhista e escritora, estuda canto popular na ETEC de Artes em São Paulo. É mulher Travesti em processo de construção de si e de seu entorno, e em sua participação promete além de reflexões, uma intervenção artística com muita poesia.

Para participar do projeto, basta realizar a inscrição em https://forms.gle/axgKGXRE4NyMJ27S7. O evento será transmitido pela plataforma Google Meet por meio do link  https://meet.google.com/ohokhxnisy?hs=122&authuser=0  ou pela leitura do QR Code abaixo.

Siga o perfil oficial do projeto Arte & Resistência no Instagram @arteculturaresistencia, e conheça todas as ações que estão sendo desenvolvidas.

Texto: Raphael Ferreira Rodrigues, acadêmico do 2º período do curso de Ciências Sociais, UFMS/CPNV.