Acesso ao livro e à leitura em bibliotecas escolares no município de Naviraí-MS

Acesso ao livro e à leitura em bibliotecas escolares no município de Naviraí – MS.

Coordenadora: profª. Roseli Maria Rosa de Almeida.

RESUMO: O presente projeto constitui-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando como metodologia o estudo de caso. Para a coleta de dados serão utilizados os seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica, as funcionárias responsáveis por duas bibliotecas escolares da rede pública de ensino e cinco professoras de cada escola; observações nas bibliotecas e levantamento do acervo de textos literários. Os objetivos da pesquisa são: Identificar as formas de acesso dos usuários aos textos literários; Identificar formas de organização do espaço das bibliotecas escolares e observar as práticas e concepções que orientam o acesso aos textos literários. Em diferentes períodos históricos o acesso aos espaços destinados ao livro e à leitura tem se constituído de diversas formas, alterando-se significativamente, passando por períodos de interdição e de incentivo. No Brasil há uma consciência de que formar leitores é um desafio. Desta forma, é de suma importância observar o acesso dos leitores do município de Naviraí – MS ao acervo de textos literários, visando analisar: será que esses espaços funcionam de modo a democratizar o acesso ao livro e à leitura? Quais são suas práticas? Que concepções permeiam essas práticas? Espera-se a partir dos resultados do projeto propor discussões a respeito da temática.

O projeto de pesquisa está vinculado ao grupo GEPPETE- Grupo de Estudos e Pesquisas em Prática Educativa e Tecnologia Educacional- da UFMS, Campus de Naviraí-CPNV.