Aprovados para Progeli 2.0 devem matricular-se até 23 de agosto

Os selecionados para os diversos cursos do Progeli 2.0 da UFMS têm até domingo, 23, para realizarem a matrícula. A lista com os 460 contemplados e também a lista de espera podem ser acessadas neste link, no site da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece).

A taxa única de matrícula é de R$50. Todos os estudantes de escolas públicas têm garantida a isenção e os demais selecionados que se encontram em vulnerabilidade econômica poderão solicitar a isenção por meio do e-mail progeli2.0@gmail.com. A isenção será concedida até o limite de 250 vagas.

A inscrição deve ser feita a partir do recolhimento da taxa junto ao Guia de Recolhimento da União e do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem UFMS, onde o selecionado deverá criar uma conta de usuário e anexar os documentos indicados no edital de convocação para matrícula.

A proposta do programa UFMS Prepara: Progeli 2.0 é auxiliar na formação de jovens e adultos conscientes quanto à importância da aquisição de uma língua estrangeira. São ofertados a toda a comunidade cursos de: leitura em língua inglesa e em leitura em língua espanhola, para alunos do ensino médio; leitura em língua inglesa e leitura em língua espanhola voltadas a estudantes do ensino superior; escrita em língua inglesa para iniciantes e inglês e espanhol para iniciantes.

As aulas serão ministradas virtualmente pelos bolsistas do projeto, sob a orientação e acompanhamento dos professores da UFMS. Cada bolsista será responsável por 20 alunos. O início das aulas está previsto para 24 de agosto.

A coordenadora do Progeli 2.0, Marta Banducci Rahe informou que a procura pelos cursos foi bastante significativa e desejou sucesso à equipe e a todos os participantes. A professora lembrou ainda que este é um programa diferente do Projele, que já é ofertado há algum tempo pela UFMS e que, por conta da pandemia, teve as atividades paralisadas neste primeiro semestre. “Daremos continuidade aos cursos do Projele, iremos atender aos alunos que se matricularam no início do ano. As atividades serão realizadas também de maneira remota, até que possamos retornar em segurança com as aulas presenciais”, afirmou.

Todas as informações sobre o Progeli 2.0 podem ser obtidas no site da Proece. Dúvidas podem ser enviadas no e-mail progeli2.0@gmail.com.

Texto: Ariane Comineti