Campus de Naviraí realiza colação de grau em formato virtual

Na quinta-feira, dia 25 de junho, o Campus de Naviraí (CPNV) realizou, pela primeira vez, uma cerimônia de colação de grau em gabinete de maneira totalmente online, pela plataforma Google Meet.

A colação de grau em gabinete é realizada em caráter de excepcionalidade, para estudantes que não puderam participar da cerimônia regular – desde que a ausência seja devidamente justificada. Porém, por conta das normas de enfrentamento a Covid-19, o evento precisou ser realizado a distância.

“Nós esperávamos que as atividades presenciais voltariam em breve e aguardamos um posicionamento, mas frente ao atual cenário e a necessidade das acadêmicas que estão iniciando novos projetos, com o respaldo do nosso Plano Local de Biossegurança realizamos a colação de grau virtualmente, um procedimento que já vem sendo realizado em outros câmpus da UFMS”, conta o coordenador de Gestão Acadêmica do CPNV, Felipe Vedovoto.

As estudantes Tamires Teixeira dos Santos e Danielle Abreu Silva, dos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia, respectivamente, colaram grau na cerimônia a distância e o procedimento foi realizado pelo diretor do CPNV, Daniel Henrique Lopes.

O diretor destacou a importante participação das novas profissionais no campus e as desejou sucesso no futuro. “Sabemos dos desafios que temos pela frente, mas não podemos desanimar. Desejo que a mesma energia que vocês empregaram no Campus de Naviraí durante a graduação seja direcionada aos novos projetos, para promover uma sociedade cada dia melhor”, declarou.

De acordo com a secretária acadêmica Juliana Lopes Pereira, o procedimento foi gravado com anuência dos participantes e seguiu o rito padrão. “Os documentos de comprovação foram produzidos em nosso Sistema Eletrônico de Informações e assinados digitalmente pelos participantes, por meio de seus usuários de acesso ao sistema. São medidas de adaptação necessárias nesse momento, visando garantir a continuidade das atividades”.

Texto: Felipe Vedovoto