Câmpus de Naviraí realiza seu primeiro “Visita UFMS/CPNV”

Postado por: hljava

No dia 28 de Junho de 2017, o Câmpus de Naviraí (CPNV) abriu suas portas para receber estudantes de três turmas do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Presidente Médici. O grupo estava acompanhado pelas professoras Regiani Soares de Souza, Crisliane Patrícia da Silva e Rosângela Aparecida Gonçalves Rodrigues.

A ação faz parte das atividades de ensino na disciplina de Sociologia que o grupo PIBID Ciências Sociais (UFMS/CPNV) desenvolve com a escola parceira e buscou, dentre outras possibilidades, demonstrar que o ensino superior pode fazer parte do horizonte de perspectivas futuras para muitos desses estudantes.

Ao buscar fomentar o sonho de ingressar em uma Universidade, pública, gratuita e de qualidade, a visita ao CPNV foi muito exitosa, pois mostrou para os jovens que o ensino superior é uma realidade possível e que está bem próxima, sobretudo com o Câmpus da UFMS no município em que residem.

A manhã de diálogo com os alunos e alunas contou com a apresentação da UFMS, suas formas de ingresso e programas de permanência, além de sanar várias dúvidas apresentadas quanto ao ENEM, SiSU, vagas, entre outras. A mediação desta etapa inicial foi realizada pelo Professor Daniel Henrique Lopes, Diretor do CPNV, pela Professora Jaiane Aparecida Pereira, docente do Curso de Administração e pelo Técnico de Laboratório de Ensino Felipe Silva Vedovoto, contando também com o apoio do Professor Silvino Areco.

Após um breve intervalo para o lanche, houve a possibilidade de apresentação dos cursos existentes no Câmpus. Esse momento foi conduzido, respectivamente, pelo PIBID Ciências Sociais, PIBID Pedagogia e um grupo de acadêmicos do Curso de Administração, que se organizaram para mostrar as particularidades e características de cada graduação, objeto de estudo, possibilidades do mercado de trabalho, dentre outras informações.

A ação marca o início de uma proposta que começa a ser gestada no Câmpus, com nome inicial de “Visita UFMS/CPNV!”, que visa a apresentação da Universidade para a comunidade escolar de Naviraí, auxiliando na escolha profissional e ingresso no ensino superior. Numa perspectiva mais ampla, por estar situado no Cone-Sul do Estado, o Câmpus pretende estender o projeto para outros municípios próximos, aliando o conhecimento de seus servidores com experiências dos acadêmicos, que serão convidados a participar.

Segundo o acadêmico Diego da Silva Moraes, bolsista do PIBID Ciências Sociais, a ação foi um sucesso com ampla participação e interesse dos alunos: “O contato dos alunos do ensino médio diante da realidade acadêmica é de suma importância, pois muitos estão se preparando para o ENEM e as dúvidas de escolher um curso superior são normais nesta faixa etária. Naviraí aos poucos está se tornando um polo universitário na região sul do estado, abrindo oportunidade de ensino superior. Muitos alunos para estudar tinham que viajar até Dourados todos os dias, hoje esta realidade vem mudando graças aos novos cursos superiores na cidade. E nós do PIBID, ao debater a Sociologia em sala de aula, temos também essa preocupação: de ampliar os horizontes desses jovens”.

Nessa mesma perspectiva, segundo a acadêmica do Curso de Ciências Sociais, também bolsista do PIBID, Michele Laura da Silva, “Momentos como esses são de extrema importância para os adolescentes que estão passando por uma das fases mais difíceis da vida, que é a de decidir qual rumo tomar ao entrar na vida adulta e consequentemente escolher um curso universitário que corresponda a seus desejos e anseios. O evento buscou apresentar a UFMS, o CPNV e seus respectivos cursos, a fim de mostrar que existem possibilidades sem precisar sair da própria cidade. Muitos achavam que a UFMS era particular. Os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Presidente Médici ficaram deslumbrados com o leque de oportunidades que a UFMS/CPNV oferece, bem como com a estrutura física da mesma. Esperamos realizar este evento com as outras escolas da cidade, para que possamos atingir o máximo de adolescentes possível e mostrar para esses jovens que a universidade pública é feita para eles. O evento foi um sucesso!”.

Já para G.L.P, aluno da Escola Médici, “Foi a primeira vez que fui à UFMS. Gostei muito por saber que tem o Curso de Administração, que é o quero fazer. Não sabia que a Universidade era pública e gratuita. Gostei muito do ambiente e da estrutura. As explicações foram muito boas e informativas. Pretendo fazer Administração na UFMS. Adorei o lanche”.

A.F.S., aluna do 3º B, também gostou muito do evento: “O mais interessante são os cursos e a estrutura da UFMS. Não conhecia a UFMS, mas fiquei muito feliz. Foi muita novidade. As dúvidas foram todas esclarecidas. Gostei muito dos alunos explicando sobre o curso de cada um, quem não conhecia ficou conhecendo. Eu quero fazer Ciências Sociais e a apresentação me ajudou a escolher. Foi muito legal”.

Em outro depoimento, K.M.R., aluna do ensino médio afirma: “Achei muito interessante ter ido conhecer a UFMS. O Câmpus é muito agradável. Os professores parecem ser ótimos também, muito agradáveis e simpáticos. O ponto negativo é que não tem o curso que eu quero aqui em Naviraí, mas o resto para mim foi muito interessante. As falas foram ótimas. O lanche também. Os colegas da sala gostaram muito do local. Tirei todas as minhas dúvidas. Foi tudo muito claro. As respostas deles foram bem claras”.

O registro da ação foi divulgado na página do CPNV/UFMS no Facebook, um canal de comunicação que tem dado boas respostas ao longo do ano, alcançando centenas de pessoas a partir de seus 1.300 seguidores. As fotos desta e de outras ações podem ser encontradas em: https://www.facebook.com/C%C3%A2mpus-de-Navira%C3%ADUFMS-1383918661649715