Curso de extensão da UFMS/CPNV abre inscrições e recebe premiação da PREAE

Postado por:

O curso de extensão Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma oficina de ideias, coordenado pelo professor Me. Giovani Ferreira Bezerra, no campus de Naviraí, aprovado e financiado pela CEX/PREAE/UFMS, abre as inscrições para os interessados em participar como ouvintes. Para se inscrever, os candidatos devem enviar para o e-mail projetoinclusaoufms@gmail.com o nome completo, dados sobre a formação acadêmica e atuação profissional, semestre em que está matriculado(a) (para o caso de acadêmicos(as) da UFMS/CPNV), telefone e e-mail válido para contato.  As inscrições ficam abertas do dia 17 a 31 de março, exclusivamente pelo endereço de e-mail indicado. Caso existam pedidos de inscrição posteriores a essa data, será elaborada uma lista de espera.

Organizado em módulos temáticos, o curso aborda a inclusão escolar de alunos com deficiência, seja esta física, cognitiva, sensorial ou múltipla e destina-se, sobretudo, a professores dos anos iniciais da Rede Municipal de Educação (REME) de Naviraí/MS que atendam alunos com necessidades educacionais especiais em suas turmas nas classes comuns, professores das salas de recursos multifuncionais da REME, estagiários do curso de Pedagogia contratados pela REME que atuem no apoio a estudantes com deficiência, coordenadores pedagógicos, diretores e demais profissionais da educação da REME, bem como acadêmicos do curso de Pedagogia da UFMS/CPNV, caracterizando-se como um curso de formação continuada, cuja carga horária total, incluindo a realização de atividades não presenciais, é de 100h.

Ao todo, são 40 vagas para os profissionais da REME de Naviraí/MS e 15 vagas para acadêmicos do curso de Pedagogia da UFMS/CPNV. Os encontros ocorrerão aos sábados, das 7h30min às 11h30min, sendo, em média, dois sábados por mês, em local ainda a definir, que será divulgado neste site e no e-mail dos inscritos. O primeiro encontro será dia 12 de abril de 2014, no horário citado. No cronograma prévio, que pode sofrer alterações, conforme a disponibilidade da maioria e/ou do coordenador do curso, são estas as datas dos encontros ao longo do ano: 12/04, 26/04, 10/05, 24/05, 14/06, 28/06, 05/07, 26/07, 09/08, 16/08, 30/08, 20/09, 11/10, 25/10, 01/11, 22/11 e 29/11.

Em reconhecimento ao mérito e relevância da proposta, aprovada com excelente pontuação, ficando em segundo lugar entre as dez propostas de extensão aprovadas pela PREAE na modalidade curso para o ano de 2014, o professor Me. Giovani Bezerra recebe, nesta segunda-feira, 17 de março, um notebook da CEX/PREAE para subsidiar seu trabalho extensionista. A entrega oficial ocorre hoje, às 9h, na Sala de Atos da Reitoria, como primeiro ponto de pauta da reunião da Comissão Central de Extensão. Nesse sentido, o campus de Naviraí reafirma seu compromisso com a formação continuada de professores na região do Cone Sul do Estado e envida esforços para ampliar suas ações de extensão, articulando-as com o ensino e a pesquisa.