Cursos do Câmpus de Naviraí e da Faculdade de Educação são reconhecidos com nota máxima pelo MEC

Postado por: GABRIEL SILVA DE AZEVEDO

A Universidade teve dois cursos reconhecidos com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC): Arquitetura e Urbanismo do Câmpus de Naviraí (CPNV) e Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho – Alimentação Escolar da Faculdade de Educação (Faed). Para a atribuição da nota, foram considerados a organização didático pedagógica dos cursos, o corpo docente e a infraestrutura, a partir da avaliação in loco.

“A nota máxima na avaliação de reconhecimento dos cursos reflete todo o comprometimento e dedicação dos professores e dos técnicos-administrativos no desenvolvimento dos cursos. É algo importantíssimo para o seu fortalecimento e demonstra a qualidade do profissional que a UFMS coloca à disposição da sociedade”, reforça o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

O curso de Arquitetura e Urbanismo do CPNV foi criado em 2019, com a oferta de 50 vagas. Atualmente, o curso de graduação é constituído por 162 estudantes e possui oito professores no corpo docente. O diretor do Câmpus de Naviraí, Marco Antônio Costa da Silva, enfatiza que a nota máxima representa a materialização do curso nos últimos quatro anos, durante a sua implementação e  desenvolvimento. “[Possuímos] uma infraestrutura de ponta e um quadro de professores com capacidade de ensino, pesquisa, extensão e inovação. O resultado já era esperado, dada a qualidade do que é feito no curso. Agora o momento é de comemorar, agradecer a todos que nos ajudaram e seguir firme na missão de educação desses arquitetos [e urbanistas], que serão profissionais da melhor qualidade”, comemora.

O coordenador do curso, Alessandro Alves, relata que a notícia foi recebida com comemoração por todos os envolvidos. “Todos os professores, técnicos e estudantes, não só do curso de Arquitetura e Urbanismo, como de todo o Câmpus de Naviraí, receberam com muita alegria e orgulho o nosso conceito máximo na avaliação do MEC. Esse resultado é fruto de muita união dos que formam o curso, da dedicação desse grupo que, desde a sua abertura, busca consolidar um ensino de qualidade”, ressalta.

Também avaliado com nota máxima, o curso de Tecnólogo em Alimentação Escolar foi criado em 2021 e tem como objetivo a formação das trabalhadoras, até então chamadas de merendeiras. Com o curso, elas passam a atuar como técnicas em educação alimentar, com formação profissional pedagógica específica em nível superior. O curso possui atualmente 86 estudantes matriculadas.

Para a diretora da Faed, Milene Bartolomei Silva, a nota máxima atribuída pelo MEC é uma forma de avaliar as estratégias já empregadas no curso e incentivar a busca por aprimoração dos processos. “A avaliação externa mostrou a qualidade do curso e se trata de mais uma ferramenta para nos ajudar a avaliar as práticas desenvolvidas no curso e, ao mesmo tempo, o aprendizado dos acadêmicos. Isso nos possibilita buscar estratégias para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. A nota máxima nos motiva para que possamos dar continuidade no oferecimento desse curso para a sociedade”, reforça.

O coordenador do curso, Diovany Doffinger Ramos, afirma que o retorno positivo é importante para consolidar o curso recém-inaugurado. “A nota 5 para esse curso pioneiro foi recebida com satisfação por toda equipe, visto que a construção de um curso novo é muito difícil. Essa nota é o reconhecimento do trabalho sério que está sendo realizado por docentes, técnicos e pela gestão da UFMS, e principalmente, pela dedicação dos nossos estudantes. O reconhecimento é ainda um estímulo para continuarmos avançando no processo de formação dos profissionais em educação, oferecendo uma educação pública, gratuita e de qualidade”, conclui.

Reconhecimento

Além de Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia em Alimentação Escolar, outros oito cursos da UFMS receberam nota máxima no último ano: Engenharia de Alimentos, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição; Engenharia Física, do Instituto de Física; Audiovisual, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação; Educação Física (Bacharelado), da Faculdade de Educação; Administração, do Câmpus de Naviraí; Engenharia de Produção e de Ciências Contábeis, do Câmpus de Nova Andradina; e Medicina, do Câmpus de Três Lagoas.

Texto: Alíria Aristides