Pedagogia

Especialização em Educação Infantil (encerrado)

 

Curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em Educação Infantil

A política do Ministério de educação – MEC – e a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional reconhecem a educação infantil como a primeira etapa da educação básica, indispensável à construção da cidadania. O contexto atual apresenta problemas diversos que interferem na melhoria da qualidade da educação infantil, nesse sentido pode-se destacar a formação dos profissionais que atuam nesse nível educacional. Estudos recentes apontam para a necessidade de se investir na formação dos profissionais da educação, na medida em que se reconhece a importância do seu papel na sociedade como catalizador do processo educacional. Assim sendo, o curso de Especialização em Educação Infantil, promovido pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Secretaria de Educação Básica, em parceria com as Instituições Federais de Ensino Superior, assumem a responsabilidade pela operacionalização do Curso. Esta ação insere-se no âmbito da política Nacional de Formação de Professores para a Educação Infantil, sob a responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), em parceria com as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), com as Secretarias Municipais de Educação e vem sendo implementada na esfera Federal, Estadual e Municipal.

Objetivos:

* Formar, em nível de especialização, professores, coordenadores, diretores de creches e pré-escolas da rede pública e da rede privada sem fins lucrativos (filantrópicas, comunitárias e confessionais), conveniadas com o Poder Público e, também, equipes de educação infantil dos sistemas públicos de ensino.

* Atender os sistemas de ensino em suas demandas de formação de profissionais da educação infantil, explicitadas nos Planos de Ações Articuladas (PAR).

COORDENADORAS:

Profª Ordália Alves Almeida; Profª Regina Ap. Marques de Souza.

As inscrições foram efetuadas inicialmente na Plataforma Freire, logo após foram validadas pelos secretários municipais. O processo seletivo contou ainda com análise de currículo e produção textual.

Coordenadora do Polo de Naviraí: Silvana Alves da Silva Bispo, fone 9226-0385.

E-mail: bispo.silva@bol.com.br .