Dia dos Pais deve injetar R$ 2,11 milhões no comercio de Naviraí

Postado por: Wesley Rodrigues

Pesquisa do campus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) indica que 62,4% da população da cidade de Naviraí pretende presentear seus pais, sendo que 86,1% deles pretendem comprar os presentes no comércio local.

O Dia dos Pais é a terceira data festiva mais importante no ano para o comércio. Neste ano, a data festiva ocorrerá no dia 08 de agosto.

Considerando a importância desta data, a equipe de projeto de extensão “PIC Naviraí”, sob a coordenação do Prof. Dr. Wesley Rodrigues, conjuntamente com os professores Dra. Yasmin Casagranda, Dr Victor Sordi, Dra. Sibelly Resch e Dra Jaiane Pereira, que pertencem ao Núcleo de Pesquisa em Gestão, Desenvolvimento e Inovação (NGDI), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Naviraí, realizaram uma pesquisa de intenção de compras com 267 naviraienses, com objetivo de levantar dados da população em relação ao comportamento e expectativa de consumo durante o Dia dos Pais no ano de 2021.

A pesquisa foi aplicada remotamente pelos alunos do Curso de Administração da UFMS, no período de 14 de junho a 08 de julho de 2021. A pesquisa indica que o Dia dos Pais, mesmo durante a pandemia, consiste em uma oportunidade significativa para a geração de negócios no comércio de Naviraí.

Os consumidores naviraiense iniciarão o mês de agosto pensando nos presentes para o Dia dos Pais, data comemorativa que deve movimentar R$ 2,11 milhões no comércio varejista local. O ticket médio de gastos nas compras será de R$ 162,56.

A escolha dos presentes ficará concentrada entre roupas (32,6% dos entrevistados), calçados (22,7% dos entrevistados) e perfumes e cosméticos (22,7% dos entrevistados). A principal forma de pagamento será à vista com dinheiro, de acordo com 43,6% das respostas. O pagamento em dinheiro e/ou Pix garante maior margem para negociação e busca por desconto no momento da compra. Ainda assim, o cartão de crédito é uma das formas preferidas para 30,3% dos entrevistados.

Em relação ao local em que farão as compras, cerca de 79,4% devem comprar no comércio formal, 6,7% no comércio informal e 10,3% dos entrevistados devem comprar pela internet.

A pesquisa ainda perguntou como as famílias irão comemorar a data festiva, 46,7% disseram que irão comemorar a data na própria casa, 41,8% na casa dos pais e/ou sogro e 9,7% ainda não decidiram.

Confira todos os resultados da pesquisa, acesse: Link.