Estão abertas as inscrições para o SiSU
A partir desta segunda-feira, dia 10 de junho, os estudantes que pleiteiam a uma vaga na educação superior pública podem efetuar sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação. As inscrições devem ser feitas até às 23h59, do dia 14 de junho, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/. Também no site, o estudante já pode conferir a oferta de vagas, por localidade, instituição, curso e turno.
Segundo informações do Ministério da Educação, nesta edição a oferta chega a 39.724 vagas, em 1.179 cursos. Ao todo, 54 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do SiSU, entre elas a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Na UFMS, foram disponibilizadas 817 vagas distribuídas em cursos de graduação oferecidos na Capital e nos câmpus do interior do Estado. Neste processo seletivo serão reservadas 25% das vagas em cada curso, de acordo com a Lei nº 12.711/2012. Sendo assim, das 817 vagas ofertadas, 607 serão para ampla concorrência e 210 para cotistas.
O termo de adesão da UFMS ao SiSU traz informações sobre o peso e nota mínima que deve ter sido alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o candidato concorrer em cada curso de graduação e ainda os documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas. O termo e os editais podem ser conferidos no endereço eletrônico http://www.copeve.ufms.br/sisu2013i/.
O SiSU – O SiSU é um ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação para selecionar candidatos a vagas em instituições públicas com base nas notas obtidas no Enem. Nesta edição, podem concorrer às vagas os estudantes que participaram do Exame em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. É importante observar que a inscrição no SiSU deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem 2012.
O candidato pode fazer até duas opções de curso. No momento da inscrição, terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto último, de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência. Ao longo do período de inscrições, que vai até as 23h59 do dia 11 próximo, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.
A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 17 de junho. As matrículas devem acontecer nos dias 21, 24 e 25 de junho. Já a segunda chamada está prevista para o dia 1º de julho, com matrículas previstas para 5, 8 e 9 de julho.
Com informações do MEC