Formação continuada para professores iniciantes

Formação continuada para professores iniciantes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

Coordenador: prof. Klinger Teodoro Ciríaco.

 

Descrição: A presente ação de extensão visa contribuir tanto para processos de formação de professores quanto para o aprimoramento de ações pedagógicas do grupo de professores iniciantes envolvidos no curso. O intuito das atividades propostas durante os encontros será o de atender as necessidades formativas dos integrantes, uma vez que o ingresso na carreira docente é marcado por características próprias que definem e/ou interferem no processo de constituição da identidade docente, bem como nas ações pedagógicas daqueles que estão ‘aprendendo a ensinar’. É compreendendo o processo de ingresso na carreira como um momento delicado e decisivo no desenvolvimento profissional dos professores iniciantes que acreditamos ser necessária a implementação de propostas que tenham como foco contribuir para a aquisição de competências didático-pedagógicas em diferentes áreas do conhecimento. Por tais razões, julgamos a presente ação como um meio de potencializar a fase inicial da carreira do professor contribuindo para seu desenvolvimento na profissão via acompanhamento de sua inserção no campo da Educação Infantil e Ensino Fundamental ao intervir com a troca de experiências entre os profissionais durante os encontros do grupo de extensão que se formou.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

 

Palavras-chave: Formação de Professores. Início da Carreira. Necessidades Formativas.

Carga horária: 180 horas

Período: Anual