Mediação Verbal no Atendimento Educacional Especializado

Mediação verbal no atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual: contribuições teórico-metodológicas da Psicologia Histórico-Cultural.

 

Coordenador: prof. Giovani Ferreira Bezerra.

 

RESUMO: problemática levantada por este projeto de pesquisa refere-se à mediação verbal oral realizada pelos professores especialistas que atendem alunos com deficiência intelectual, nas salas de recursos multifuncionais, em escolas comuns da rede municipal de ensino de Naviraí-MS. O estudo proposto se justifica pela escassez de bibliografia enfatizando tal recorte temático, além de persistirem dúvidas sobre a realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com essa deficiência, haja vista a abordagem superficial e eclética das publicações oficiais. O tema também se justifica porque a linguagem verbal é fator de desenvolvimento cultural e psíquico, segundo o referencial teórico-metodológico adotado, qual seja, a Psicologia Histórico-Cultural. O objetivo central da pesquisa é entender se e como ocorrem as interações/mediações verbais, na modalidade oral da linguagem, nessas salas de recursos multifuncionais, considerando a relação professor especialista-alunos com deficiência intelectual. Pretende-se elaborar e desenvolver, com os citados professores, atividades que contemplem, de forma intencional, a mediação verbal oral no AEE. Recorrer-se-á à metodologia da pesquisa participante, de abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica da observação participante para coleta de dados e ao diário de campo como forma de registro. O trabalho de campo ocorrerá nas salas de recursos multifuncionais e no grupo de estudos constituído pelos professores e pelo pesquisador participante. A pesquisa bibliográfica perpassará toda a investigação. Espera-se, assim, avançar na proposição e construção colaborativa de referenciais teórico-metodológicos que medeiem desenvolvimento linguístico-cognitivo dos alunos com deficiência intelectual, bem como para o avanço do conhecimento científico na área.