Mil novas vagas de assistência estudantil estão abertas para inscrição

Mil vagas para assistência estudantil estão sendo ofertadas para estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade econômica. Ao todo são 800 auxílios permanência, 150 auxílios moradia e 50 auxílios creche. O Campus de Naviraí foi contemplado com 23 vagas para Auxílio Permanência, 4 para Moradia e 1 para Creche.

Por conta das normas de isolamento social por conta da pandemia da covid-19, todo o processo de inscrição e seleção será realizado online até o dia 19 de junho, sem entrevista presencial. A primeira etapa é a atualização obrigatória do perfil sociodemográfico do estudante no site questionario.ufms.br e a segunda é a submissão de documentos e finalização da inscrição pelo sistema selecao.ufms.br.

“Como não vai haver entrevista presencial por conta da pandemia, tudo será feito online. Nesse sentido, laboratórios em todos os câmpus e na Cidade Universitária vão estar abertos, para que o estudante que necessitar possa fazer a inscrição online”, explica a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri. É importante ressaltar que em alguns câmpus os laboratórios estão funcionando sob agendamento e em outros com horário de funcionamento pré-estabelecido, logo, cada estudante deve checar essa informação em sua unidade.

Os estudantes que participaram da primeira chamada deste ano e estão em lista de espera vão ser reclassificados sem necessidade de nova inscrição, mas precisam obrigatoriamente atualizar o perfil sociodemográfico do estudante e os documentos comprobatórios de renda.

A pró-reitora reforça que os candidatos não podem esquecer de efetivamente concluir o processo de inscrição no sistema, pois muitos estudantes apenas inserem os documentos, mas não clicam da opção “finalizar inscrição”. “É super importante que o estudante finalize a inscrição, não é suficiente enviar toda documentação e preencher o perfil, ele precisa clicar no botão ‘finalizar’ para que a inscrição chegue nos canais de análise, pois sem essa finalização a inscrição não é analisada”.

Em caso de dúvidas sobre processo seletivo, os candidatos devem entrar em contato com a unidade de apoio do CPNV pelo número (67) 3409-3402, somente de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e das 13 às 16, ou pelo e-mail secae.cpnv@ufms.br. “Como não vai haver essa possibilidade da entrevista, o estudante tem que sempre acompanhar sua inscrição. Quando ele observar que tem, no sistema de seleção, alguma coisa que diga ‘pendência’, é bom ele entrar em contato e identificar qual é o problema, porque provavelmente é alguma documentação que está faltando ou inscrição incompleta”, ressalta Ana Rita.

As vagas ofertadas são distribuídas nas unidades conforme a quantidade de estudantes matriculados e estudantes que autodeclaram renda familiar per capita abaixo de um salário mínimo e meio. Veja abaixo o edital completo.

Texto: Leticia Bueno

Edital PROAES 32