Palestras simultâneas para todos os cursos são realizadas no Campus de Naviraí

Postado por: Paulo Vinicius Furlan

Na noite de ontem, 19, foi realizado um ciclo de palestras com a presença de acadêmicos, egressos e profissionais das áreas de atuação dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, oferecidos pelo Campus de Naviraí. A atividade integrou a Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS e reuniu cerca de 400 pessoas divididas entre as quatro salas de bate-papo abertas simultaneamente.

Durante suas falas, os convidados ressaltaram o papel modificador que a universidade teve em suas vidas, e relembraram alguns momentos vividos durante o período da graduação. Eles também compartilharam suas experiências profissionais e enfatizaram a importância de eventos como esse no processo de formação dos alunos, fazendo com que eles tenham uma visão mais ampla do mercado de trabalho e possam refletir sobre as melhores escolhas para sua carreira.

Administração

O curso de Administração promoveu um bate-papo entre os convidados Christien Sanches Rocha e Joab Toral Pereira, e que teve como mediadora a professora Yasmin Gomes Casagranda. Christien possui graduação pela Escola de Administração e Negócios da UFMS, é empreendedor e empresário no ramo alimentício por franquias e também atua como parceiro de empresas de treinamentos para a Indústria Farmacêutica. Ele falou sobre a importância do papel do administrador como agente de mudanças dentro das empresas em momentos de crise, citando como exemplo a atual pandemia causada pelo Coronavírus. Joab, que atualmente é acadêmico do oitavo semestre de Administração do CPNV, complementou dizendo que “a capacidade de absorver qualquer tipo de mudança é uma das principais características que o administrador do futuro deve ter”. Ele atua como gerente de negócios pessoa física na agência da Cooperativa de Crédito Sicredi de Naviraí.

Arquitetura e Urbanismo

A palestra do curso de Arquitetura e Urbanismo foi mediada pelo professor Alessandro Alves, e teve como convidados Darcy Madeira, arquiteto e urbanista pela Universidade da Grande Dourados, e Wellerson Pessotto, mestre em Arquitetura pela Universidade Federal de Santa Maria. Com 10 anos de atuação no mercado, Darcy compartilhou algumas de suas experiências na elaboração de projetos, ressaltando algumas das dificuldades enfrentadas por estes profissionais. “Se você trabalha por conta-própria, por exemplo, é necessário valorizar o seu trabalho e calcular o valor de um projeto pensando nas oscilações do mercado e eventuais períodos de pouco ou nenhum movimento”, explicou ele. Já a fala de Wellerson teve como foco a carreira acadêmica do profissional da arquitetura, ressaltando pontos positivos de suas experiências práticas, e como a troca de informações com profissionais de outras instituições contribuiu para a sua formação, principalmente durante a pós-graduação. “A arquitetura é muito mais do que simplesmente criar edificações, erguer paredes e dividir ambientes”, finalizou o convidado.

Ciências Sociais

Com mediação do professor Silvino Areco e do acadêmico Julio Cezar dos Santos, o debate promovido pelo curso de Ciências Sociais teve a participação da também docente do CPNV, professora Tatiana Braz Ribeiral e dos egressos Deisiane Kélly Prates e Alan Pereira Ribeiro. Doutora em Ciências Sociais e Política Comparada pela Universidade de Brasília, Tatiana descreveu diversas experiências profissionais, como consultoria em avaliação de políticas públicas, por meio do sistema das Nações Unidas, e seus trabalhos de educação política para a Câmara Municipal e Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, por exemplo. Ela finalizou a sua fala apresentando as inúmeras possibilidades de trabalho na área de ciências sociais que, além da docência, comportam atividades de pesquisa aplicada para órgãos públicos (legislativo e executivo), fundações públicas e privadas, consultorias internacionais e terceiro setor, dentre outros. Alan por sua vez compartilhou um pouco de suas experiências como professor de Sociologia na rede estadual de ensino e falou sobre o papel do profissional das Ciências Sociais na desconstrução de estereótipos e preconceitos, seja como docente ou acadêmico. Já Deisiane ressaltou que o término da graduação é apenas o começo da jornada. “Devemos manter a sanidade mental durante todo o processo e estarmos abertos a todas as possibilidades”, destacou a ex-aluna.

Pedagogia

A discussão do curso de Pedagogia foi mediada pela professora Ana Carolina Faustino e teve como convidados a pesquisadora Francisca de Lima Constantino e o mestrando Fernando Schlindwein Santino. Com doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Francisca compartilhou sua experiência enquanto mulher negra dentro da universidade, tanto na graduação e como na pós-graduação. Ela também falou da importância do fortalecimento da identidade negra no contexto da escola e no papel do professor em trazer essas discussões para o ambiente da sala de aula, principalmente no ensino público. “No dia que eu deixar de acreditar que educação é possibilidade, eu deixo de trabalhar com educação”, declarou Francisca ao falar sobre o papel transformador da educação. Fernando, que é ex-aluno do curso de pedagogia do CPNV, destacou a importância dos estágios (remunerados ou não) durante a graduação como forma de conectar a teoria e prática. “Dialogue com profissionais que já atuam na área, e acima de tudo, não tenha vergonha de conversar com seus professores” foram as orientações de Fernando para os acadêmicos que estão concluindo o curso.

Serviço

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição.

Texto: Adolpho Nilson Prado, estagiário da Agecom no CPNV.