Campanha Eu Respeito de fevereiro tem como tema os Sonhos

Postado por: GABRIEL SILVA DE AZEVEDO

A Universidade é terreno fértil para a concretização dos mais diversos sonhos. Em fevereiro, as celebrações de colações de grau, a realização das matrículas dos calouros e rematrícula dos estudantes e os preparativos para a recepção da comunidade universitária marcam a vida de pessoas que sonharam com uma educação gratuita e de excelência. A campanha Eu Respeito deste mês tem como tema Os Sonhos e, em alusão à campanha, o Monumento Símbolo da UFMS ficará iluminado na cor azul.

O mês é marcado pelo início do Período Letivo de Verão no dia 1º de fevereiro, com a oferta de disciplinas concentradas e vagas divulgadas pelas unidades e câmpus. É uma oportunidade para que os estudantes possam avançar ainda mais rumo aos seus sonhos acadêmicos e profissionais.

Quem também tem a chance de realizar um sonho são os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As matrículas on-line começam no dia 2 e seguem até o dia 7 de fevereiro. Para quem ainda não conseguiu conquistar a vaga desejada, ainda há mais uma chance: os candidatos do SiSU têm até o dia 7 para manifestar o interesse na lista de espera. Além disso, a Universidade segue com a realização das matrículas dos aprovados no Vestibular e Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) UFMS e as chamadas têm sido divulgadas na página ingresso.ufms.br.

Com intuito de receber os sonhos dos novos estudantes, o Câmpus de Chapadão do Sul promove a pré-acolhida aos calouros ao longo de todo mês. O objetivo é dar as boas-vindas e fornecer informações importantes como serviços, transporte público e localização de setores no câmpus.

Os preparativos para iniciar o próximo semestre letivo também incluem a promoção da Semana Pedagógica, realizada entre os dias 5 e 9 de fevereiro. O evento on-line terá o tema Excelência no Ensino Superior: Acolhimento, Inclusão, Inovação e Acessibilidade e é ofertado para os professores da graduação e pós-graduação da UFMS. As inscrições podem ser realizadas aqui.

Neste mês, o sonho da formatura se concretiza com as colações de grau nos Câmpus de Naviraí, de Nova Andradina (CPNA), de Ponta Porã, de Chapadão do Sul, de Coxim, de Paranaíba, do Pantanal e de Aquidauana. As colações de grau serão realizadas a partir do dia 6 e devem ser transmitidas ao vivo pelo canal da TV UFMS. Com exceção do CPNA, que realiza a solenidade a partir das 19 horas, as demais cerimônias de colação de grau ocorrem sempre às 18 horas.

O sonho de entrar em uma Universidade de excelência não é uma particularidade dos calouros. Para os profissionais que desejam atuar como técnicos-administrativos em Educação, estão abertas as inscrições para o concurso público. Ao todo, são 35 vagas para nível médio e superior na Cidade Universitária e nos Câmpus de Paranaíba, de Naviraí, de Ponta Porã e Três Lagoas. As inscrições devem ser feitas na página até o dia 8.

Ao longo de fevereiro, também estão abertas as inscrições para o concurso público de professores do Magistério Superior da UFMS. São ofertadas 27 vagas para atuação em diversas áreas do conhecimento na Cidade Universitária e nos Câmpus do Pantanal, Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Os interessados podem se inscrever na página concursos.ufms.br.

Nunca é tarde demais para realizar um sonho. Pensando nisso, a UFMS oferece mais de 1,6 mil vagas para idosos interessados em integrar o Programa Institucional de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI). As atividades da UnAPI são gratuitas e ofertadas na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, de Coxim e de Três Lagoas. As inscrições podem ser realizadas presencialmente ou on-line até 15 de fevereiro.

Em fevereiro, a comunidade universitária se prepara para o retorno às aulas. Os estudantes de graduação e pós-graduação têm entre os dias 19 e 20 para realizar a renovação da matrícula. Já os alunos especiais interessados em cursar disciplinas nos cursos de pós-graduação devem realizar a solicitação de matrícula entre os dias 22 e 23.

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Alíria Aristides