Curso de Formação Inicial em Recursos Educacionais Abertos oferta mil vagas

Com mil vagas, iniciam-se na próxima segunda-feira (15) as inscrições do processo seletivo para o Curso de Formação Inicial em Recursos Educacionais Abertos, oferecido gratuitamente pela Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead).

O curso será oferecido em 60 horas/aula, totalmente a distancia, entre os meses de agosto e novembro deste ano, sendo voltado para professores atuantes na educação básica no estado, professores e  estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMS.

As inscrições serão realizadas de 15 de junho a 14 de julho pelo Sigproj (sigproj.ufms.br), com o preenchimento obrigatório do formulário https://bit.ly/cfireaufmsturma1.

O objetivo do curso é fomentar as práticas abertas e a criação de recursos educacionais abertos, voltados para ensino, aprendizagem e pesquisa. As aulas acontecerão em ambiente  virtual  de aprendizagem da Universidade, o Moodle.

“Reas são recursos de ensino, aprendizagem e pesquisa em diversos suportes de mídia, licenciados de forma aberta ou que estejam em domínio público. A ideia é ajudar os professores entenderem a importância dos formatos abertos, dos recursos abertos, para o compartilhamento de ideias, o remix, ainda mais agora nesse momento em que estamos trabalhando de forma remota e cresce muito a busca por recursos digitais, por conteúdos educacionais da internet”, explica a coordenadora do curso, professora Daiani Riedner, chefe da Divisão de Educação a Distancia da Sead.

Em 2017/2018, a professora participou de duas formações oferecidas pela Capes para capacitar os gestores da Universidade Aberta do Brasil. “Esse curso é um desdobramento da minha responsabilidade enquanto embaixadora de Rea da Capes na UFMS para capacitar os gestores da UAB, de forma a implementar as políticas institucionais de recursos educacionais abertos”, expõe.

Em 2019, foi ofertado um projeto de graduação voltado para os estudantes das licenciaturas, formando mais de 80 alunos no curso de formação inicial em Rea.

“Então, esse curso vem em um momento bem importante. Temos a perspectiva de formar três mil professores, abrindo mil vagas agora, com quatro etapas de formação. É um curso on-line com um encontro síncrono, com oficinas online, para ajudar esses professores entenderem o que é educação aberta, o que são os recursos educacionais abertos e como eles podem fomentar práticas abertas também nesse momento de ensino remoto”, completa.

Texto: Paula Pimenta

Edital Recursos Educacionais Abertos