Dia dos Namorados pode movimentar R$ 2,03 milhões em Naviraí

Postado por: Wesley Rodrigues

Pesquisa do campus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) indica que 52% da população da cidade de Naviraí pretende presentear seus namorados/namoradas, sendo que 73% deles pretendem comprar os presentes no comércio local.

Infelizmente, o ano de 2020 veio com muitas complicações na saúde, influenciando o comércio e tendo um impacto negativo para as empresas. Comércios fechados por alguns dias e, quando estavam abertos tinham baixa movimentação. Entretanto, em 2021, a data comemorativa do Dia dos Namorados indica ser de grande movimentação para o comércio, assim como foi o Dia das Mães.

O Dia dos Namorados é a quarta data festiva mais importante no ano para o comércio, ficando atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais.

Considerando a importância desta data, a equipe de projeto de extensão (PIC) Naviraí, sob a coordenação do Prof. Dr°. Wesley Rodrigues, conjuntamente com os professores Drª. Yasmin Casagranda e Drº Victor Sordi, que pertencem ao Núcleo de Pesquisa em Gestão, Desenvolvimento e Inovação (NGDI), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Naviraí, realizaram uma pesquisa de intenção de compras com 244 naviraienses, com objetivo de identificar e levantar dados da população em relação ao comportamento e expectativa de consumo durante o Dia dos Namorados no ano de 2021.

A pesquisa foi aplicada remotamente, pela internet, pelos alunos do Curso de Administração da UFMS, durante o período de 21 a 24 de maio de 2021. A pesquisa indica que o Dia dos Namorados, mesmo durante a pandemia, consiste em uma oportunidade significativa para a geração de negócios no comércio de Naviraí.

A estimativa para o Dia dos Namorados deste ano é um volume de vendas de até R$ 2,03 milhões. 52% dos naviraienses pretendem presentear seus namorados/namoradas, esposas/esposos, noivas/noivos e amigos em 2021, sendo que 73% deles pretendem comprar no comércio local da cidade.

O ticket médio de gastos nas compras será de R$ 158,65, e os segmentos de presentes mais citados são: roupas, perfumes e cosméticos, bombons e chocolates e calçados.

Essa data tende a ser comemorada a dois, em um jantar romântico, por exemplo. Em relação ao local no qual se pretende comemorar o Dia dos Namorados, influenciados pela pandemia, 70% dos respondentes indicam que irão comemorar em casa, respeitando as medidas de isolamento recomendadas, o que pode gerar oportunidades para restaurantes e bares que investirem em cardápios especiais para delivery.

Confira a pesquisa na integra: Link

Download (PDF, 340KB)