Educação Infantil e conhecimento matemático: propostas didáticas para atuação em sala de aula


klinger

 

Coordenador: prof. Klinger Teodoro Ciríaco.

 

Carga horária: 72 horas.

 

Público Alvo: Professores de Educação Infantil (pré-escola) e acadêmicos do curso de Pedagogia.

 

RESUMO: A presente ação de extensão visa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil na medida em que propõe encontros quinzenais com professores que atuam diretamente com crianças pequenas, bem como com estudantes do curso de Pedagogia (UFMS/CPNV) no intuito de oportunizar a todos o acesso a uma gama de possibilidades de trabalho com esta área do conhecimento na primeira etapa da Educação Básica. O objetivo geral da proposta consiste em gerar, no contexto dos encontros, discussões sobre o que seja ensinar e aprender Matemática na infância e juntamente com os participantes do curso, elaborar algumas propostas didáticas e refletir sobre como estas podem se constituir em um programa de ensino de conceitos matemáticos que desperte o gosto e interesse por esta área desde a Educação Infantil. Como eixo teórico, serão apresentadas algumas considerações de autores da área que indicam uma abordagem diferenciada com o trabalho com conceitos de número, geometria, medidas, estatística, probabilidade, entre outros. Como eixo metodológico, ocorrem encontros quinzenais com os participantes nas dependências da instituição UFMS, bem como momentos práticos em que as atividades elaboradas pelo grupo são propostas em turmas de pré-escolas. Estima-se que com a execução da proposta os participantes possam ter acesso ao conhecimento básico do programa de ensino de Matemática na infância, bem como se tornem profissionais mais autônomos e confiantes em suas ações pedagógicas, uma vez que os mesmos terão de elaborar propostas didáticas para a sala de aula e refletir sobre a ação desenvolvida.

 

Palavras-Chave: Educação Infantil, Conhecimento matemático, Formação de Professores.