Mais 450 são selecionados para Programa de Residência Pedagógica

Direcionado a estudantes de Licenciatura que já estejam na segunda metade do curso, o Programa de Residência Pedagógica (RP) oferece 360 vagas para bolsistas e 90 para voluntários. A lista dos selecionados e classificados pode ser conferida em edital recém-publicado.

Com a proposta de promover a imersão do acadêmico no cotidiano da escola de educação básica, o RP recebe estudantes que já cursaram no mínimo 50% do curso ou estão cursando a partir do quinto período e que atendam ao regulamento de estágio de seu curso.

A relação das inscrições deferidas e respectiva classificação encontra-se no anexo I do Edital e a relação das indeferidas no anexo dois. A efetivação da concessão das bolsas é responsabilidade da Capes.

“O Pibid e o Programa de Residência Pedagógica são muitos importantes tanto sob o ponto de vista da Instituição, quanto sob o ponto de vista do estudante. Os dois programas fazem parte da Política Nacional de Formação de Professores e buscam aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura, aproximando o licenciando das escolas de educação básica. O Pibid para estudantes na primeira metade do curso e a RP para os da segunda metade do curso”, expõe o pró-reitor de Graduação, professor Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho.

As atividades práticas desenvolvidas e as bolsas estimulam os estudantes a permanecerem nos cursos de licenciatura, tornam os estudantes mais comprometidos com seus cursos e melhoram a qualidade da formação de professores, segundo o pró-reitor. “Um ensino de qualidade é algo que todos desejam, a UFMS, os estudantes, os professores e a sociedade”, completa.

Texto: Paula Pimenta