Mais de 400 pessoas participam de minicurso sobre Currículo Lattes

Postado por: Paulo Vinicius Furlan

Contando com mais de 400 participantes, o minicurso Preenchimento de Currículo Lattes encerrou as atividades programadas para a Semana de Desenvolvimento Profissional pelo Campus de Naviraí. O minicurso foi realizado ontem, 20, com turmas no período da manhã e da tarde, com transmissão ao vivo pela plataforma Google Meet e envolveu estudantes e servidores e também comunidade externa.

“A Plataforma Lattes teve o início da sua concepção em meados dos anos 90 com o objetivo principal de integrar e padronizar as bases de dados acadêmicos das instituições de todo o país”, explicou Paulo Vinícius Furlan. Ele apresentou um breve relato histórico dos primórdios do sistema no Brasil. Paulo Vinícius é bacharel em Sistemas e Tecnologia da Informação pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP) e é técnico em tecnologia da informação no CPNV.

De forma simples e objetiva, o minicurso abordou as várias etapas importantes para a elaboração de um bom currículo Lattes, desde a sua criação a inclusão à atualização das informações.  Durante o minicurso, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas através do chat disponibilizado na sala do evento, mediado pela professora do curso de Administração Yasmin Gomes Casagranda, que interagia e respondia aos questionamentos dos inscritos. A professora falou sobre a importância de se inserir corretamente todas as informações sobre estágios e atuações em grupos de pesquisa como bolsista, pois, segundo ela, tais experiências são válidas também como atuação profissional e podem fazer a diferença na etapa de análise de currículo dependendo do processo seletivo.

Serviço

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até hoje, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição.

Texto: Adolpho Nilson Prado (estagiário da Agecom no CPNV)