Mestrado Profissional em Educação – CAMPUS DE NAVIRAÍ

Postado por: Douglas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação de novos cursos de pós-graduação na UFMS. Entre eles, há iniciativas inéditas em Mato Grosso do Sul.

Na 231ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes, foram aprovados: o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, que será ofertado na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng); o Mestrado Acadêmico em Filosofia, na Faculdade de Ciências Humanas (Fach); e o Doutorado Profissional em Estudos Fronteiriços, no Câmpus do Pantanal (CPan). Na 232ª Reunião, foram aprovados também o Mestrado Profissional em Educação, no Câmpus de Naviraí (CPNV) e o Mestrado Profissional em Ensino de Computação, desenvolvido pela Faculdade de Computação (Facom) em Rede com outras 16 instituições de todo o país.

Mestrado Profissional em Educação

Para o diretor do CPNV, Marco Antônio Costa da Silva, a aprovação do curso evidencia o compromisso da UFMS e do Câmpus de Naviraí com o desenvolvimento do território e a valorização da educação pública, de qualidade e gratuita. “Naviraí é um polo educacional, estamos muito orgulhosos com essa aprovação. O curso de Mestrado é o primeiro da cidade e vai abranger uma região importante do cone sul. O curso vai transformar a realidade da formação em nível de mestrado na região, fortalecer o desenvolvimento e formação de professoras, professores, profissionais da educação e de áreas correlatas e, assim, elevar a educação local a um patamar ainda mais alto. A aprovação ocorreu pela elevada qualidade do projeto pedagógico. Houve um grande comprometimento da coordenadora do projeto, professora Larissa Montiel; da equipe de professoras de Pedagogia; do corpo técnico; e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em especial do professor Daniel Henrique Lopes. Destaco também o apoio de parceiros externos. Estamos extremamente contentes e já existem outros projetos que pensamos para continuar contribuindo para que a cidade e a região cresçam, para que o desenvolvimento possa retornar para a sociedade”, afirma.

A professora e coordenadora da proposta, Larissa Wayhs Trein Montiel, explica que o objetivo do mestrado é atender a uma demanda de formação continuada para profissionais da educação na região, atendendo também à necessidade apontada pela conjuntura nacional de melhoria dos índices da Educação Básica no país. “Pretendemos formar profissionais que atuem na educação e que possam gerar mudanças no cenário local e regional. Os profissionais que cursarem o mestrado poderão refletir sobre suas práticas e o processo de formação e vão melhorar suas ações em sala de aula ou em ambiente educativo”, informa.

A área de concentração será Docência na Educação Básica com duas linhas de pesquisa: Formação docente, fundamentos e práticas pedagógicas e Diversidade e inclusão escolar e social. Na primeira, os estudos devem contemplar os seguintes eixos temáticos: identidade e trabalho docente; memórias e trajetórias de profissionais da educação; tecnologias digitais na educação; arte, corpo e música na educação; políticas, gestão e avaliação educacional e escolar; processos de aprendizagem; métodos e metodologias de ensino; práticas pedagógicas na educação básica. Já na segunda, devem ser contemplados os eixos temáticos: educação básica em interface com as questões de gênero, sexualidade, relações étnico-raciais, vulnerabilidade social, educação especial e inclusão na escola e na sociedade.

“A oferta do Mestrado Profissional em Educação no CPNV é de grande relevância, pois consolida os 15 anos de atuação do Curso de Pedagogia em Naviraí e representa o primeiro mestrado em educação na região do Cone Sul”, ressalta a coordenadora de Pedagogia do Câmpus, Célia Regina de Carvalho.