Projeto de Cultura Mentes Libertas em Corpos Inquietos iniciará atividades na próxima semana

Postado por: Paulo Vinicius Furlan

Nesta edição, o projeto trabalhará com dois eixos: Cinema e Fotografia. O participante pode escolher apenas um dos eixos que deseja participar ou pode participar dos dois.

Os encontros serão online (lives) pelo Google e os certificados serão emitidos conforme a carga horária de participação.

Para receber o certificado é preciso fazer a inscrição pelo link https://docs.google.com/forms/d/1qZs5KmXn1Ex6xaEKJlST4wQsCtFiyxBD_KWU65kG-bM/edit

O projeto tem como público-alvo prioritário acadêmicos da UFMS, mas também é aberto para toda a comunidade, como vagas restritas ao limite de participantes da sala, que é de 100 pessoas. 

Oficinas

Oficina de Fotografia: Introdução à linguagem fotográfica

Data: 06/10/2020

Horário: 20h30 (horário do MS) e 21h30 (horário de Brasília)

Acesso pelo link: https://meet.google.com/ytv-nfuu-wdn?hs=122&authuser=2

Oficina de Cinema: 

Data: 08/10/2020

Horário: 20h30 (horário do MS) e 21h30 (horário de Brasília)  

Acesso pelo link: https://meet.google.com/kho-nwfg-jnf?hs=122&authuser=2 

Sobre os convidados

Rodrigo Sombra é professor do curso de Audiovisual da UFMS. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Seu trabalho foi apresentado em exposições coletivas no Brasil e nos EUA. Em 2019, Noite Insular: Jardins Invisíveis, sua série fotográfica sobre Cuba, ganhou uma exposição individual na Galeria São Paulo Flutuante, tendo sido também publicada como livro pela editora e revista britânica Paper Journal. Primeiro livro do artista, a publicação foi escolhida entre os 10 destaques do ano pela revista ZUM, sendo exibida na exposição de fotolivros do Instituto Moreira Salles. As fotos de Sombra apareceram em diversas publicações nacionais e estrangeiras como Folha de São Paulo, Carta Capital, Nataal Media, O Globo, Der Greif, Nin, Fisheye Magazine, It’s Nice That, Aint-bad, Joia Magazine, Bravo e FotoRoom. 

Julio Bezerra é professor dos cursos de Audiovisual e Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Fez estágios pós-doutorais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Columbia University. Autor de Documentário e jornalismo: Propostas para uma cartografia plural (Garamond, 2014) e A eterna novidade do mundo (Garamond, 2019). Repórter e crítico de cinema, colaborou com uma ampla gama de publicações (Revista Programa, Revista de Cinema, Bravo!, Mosh, Cinética etc.). Curador e produtor de diversas retrospectivas, como as de Abel Ferrara (CCBB, 2012), Samuel Fuller (CCBB, 2013), David Lean (2015), Jean Renoir (CCBB, 2016), Spike Lee (2018) e Scorsese (2019). Coproduziu e codirigiu a série Esquinas para o Canal Brasil (Globosat), dirigiu os curtas E agora? (2014) e Pontos corridos (2017), e produziu o longa Tokio Mao (2019), de Marina Pessanha.