Projetos ajudam a passar pelo isolamento por meio de discussões mediadas por textos literários

Postado por: Paulo Vinicius Furlan

O contexto atual levou a comunidade acadêmica a readequar sua forma de trabalhar e de estudar. Neste momento, no qual é necessário conter a pandemia da Covid-19, o isolamento social se tornou essencial. Porém, esse isolamento vem provocando um impacto emocional devido às incertezas sobre a volta à normalidade da rotina, medo de adoecer, problemas de ordem econômica, entre outros. Mas, ao mesmo tempo, alternativas surgem e trazem a possibilidade de passar por tudo isso mais facilmente e, principalmente adequando o tempo em casa com atividades diversificadas, entre elas a discussão de ideias por meio da literatura.

O projeto “QuarenTEMA: (sobre)vivendo ao isolamento por meio da Literatura” é aberto aos acadêmicos e servidores da UFMS, de todos os câmpus e que estejam em situação de isolamento social e/ou quarentena. Seu objetivo é promover um espaço para discussões mediadas por textos literários que possibilitem abordar o momento atual, gerador de situações de ansiedade, medo e expectativas frente à proliferação da Covid-19.

Quatro obras serão utilizadas no QuarenTEMA: Uma Esperança, de Clarice Lispector; As Formigas, de Lygia Fagundes Telles; A Igreja do Diabo, de Machado de Assis e Conto Ayoluwa e A alegria do nosso povo de Conceição Evaristo. Os textos serão disponibilizados em PDF na sala de aula virtual.

Com a mesma proposta do projeto QuarenTEMA, o projeto “Literessências – #ficaemcasa” é voltado ao público externo da UFMS, e é uma extensão de outro desenvolvido em 2019, intitulado Coletivo de Leituras Literessências, cujo público alvo era a comunidade de Corumbá. Serão utilizados textos que tratam de temas atuais, tais como isolamento, tendência humana de praticar a contradição, esperança, entre outros. A ação é uma das várias contempladas pelo edital de seleção de ideias, ações e projetos de pesquisa, extensão e inovação relacionados ao enfrentamento do coronavírus (Covid-19), e está sendo desenvolvido por servidores responsáveis pelo Serviço de Psicologia e Acessibilidade Pedagógica (Sepap) do campus do Pantanal (CPAN).

O projeto QuarenTEMA é mediado pelas psicólogas Mayara Karolina Alvarenga Recaldes Gomes Coutinho, do Campus de Paranaíba (Cpar), e Franciele Ariene Lopes Santana, do Campus do Pantanal (Cpan), que também coordena o projeto Literessências. Os encontros serão realizados por meio das plataformas online Google Classroom e possivelmente Google Hangouts Meet, para desenvolvimento das atividades e webconferências.

Iniciado na semana passada, o QuarenTEMA está atendendo três turmas, com 13 vagas cada e encontros às terças-feiras, das 9h às 10h30, e às quartas e quintas-feiras, das 14h às 15h30. Já o projeto Literessências teve início esta semana, com encontros às terças e sextas-feiras, das 15 às 16h30 e 12 vagas por turma. A depender da procura, e disponibilidade de mediadoras, novas turmas poderão ser oferecidas.

Os interessados poderão se inscrever pelos links https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd21726-elOFxp2vZ1bYQ8CXXpVlfRRPn-VsyIXHmBBaZ2CsA/viewform  – Projeto QuarenTEMA e https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWmhtrdeNWs-AW-9aqm3eE7oJkZL4G2PZFelrF7Ki3H-Y9_Q/viewform – Literessências #ficaemcasa.

Texto: Paula Pimenta (AGECOM) e Tina Ramalho (CPAN)